O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

L5 DE DEZEMBRO DE 1954 227

trangeiros, onde trabalharam activamente durante cerca de dois anos, percorrendo diversos países, designadamente as instituições de Barcelona, da Suíça, da Suécia e dos Estados /Unidos.
Actualmente no Instituto funcionam 4 serviços, subdivididos em 12 secções e entregues aos cuidados de 18 médicos, entre os quais 4 professores universitários. E nele passa regularmente um número superior a 100 doentes por dia.
Tem a direcção do Instituto especial cuidado nu preparação técnica dos seus colaboradores médicos e auxiliares, procurando insistentemente o seu aperfeiçoamento constante e permitindo que no Instituto se faca, não só clínica, mas também escola de reumatologia.

Vozes: - Muito bem !

O Orador: - A par da assistência clínica funciona um serviço social, que protege e acarinha os doentes, tomando a seu cargo a. alimentação dos mais necessitados, pagando os transportes para o Centro e o regresso a suas casas (quer em eléctricos, quer em autocarros, quer em automóveis), depois de recebidos os tratamentos; pagando as instalações de alguns doentes da província ou promovendo a sua instalação em Lisboa com auxílio dos organismos de assistência; fornecendo roupas a doentes mal agasalhados, aparelhos ortopédicos, medicamentos; marcando escalões proporcionados às necessidades dos doentes; procurando exercer uma acção polivalente, apelando para o auxílio dos Institutos de Assistência a Família e de Assistência nos Inválidos, da Misericórdia e de ordens religiosas (particularmente as Irmãs da Assunção) e socorrendo-se constantemente da Comissão de Senhoras que tão eficazmente vem auxiliando, não só a obra assistêncial, mas ainda o apetrechamento material dos gabinetes e até o pagamento de ordenados de funcionárias do Instituto.
Procedem ainda os serviços sociais a inquéritos especialmente organizados para pesquisa de factores reumatogéneos, inventário das habitações insalubres, distribuição corográfica dos doentes, com vista u organização de uma carta reumatológica, especialização das actividades de trabalho dentro das profissões, etc.
Os diversos serviços sociais, entre inquéritos e intervenções de diferente natureza, orçam por cerca de 14 000.
Além dos trabalhos executados em Lisboa, vem o Instituto realizando, há já alguns anos, no Hospital Rainha D. Leonor, das Caldas da Bainha, trabalhos cuidadosamente orientados. Paru o centro de estudos que, por despacho de S. Ex.a o Ministro do Interior, o Instituto ali mantém durante os meses de maior frequência do balneário desloca-se anualmente um grupo constituído por serviços de clínica, de investigação, de laboratório e de serviço social, que ali tem realizado estudos valiosos.
Em resultado das investigações locais lá realizadas, foram escritas três monografias, baseadas em experiências e observações dirigidas pelo melhor rigor e método científico; mas sobretudo ali se têm colhido elementos valiosos para o conhecimento do panorama reumatológico português, observações e experiências que têm concorrido para os vários estudos já publicados e em preparação.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Dentre os dezassete trabalhos publicados, foram já apresentadas oito comunicações nos Congressos Internacionais de Barcelona, de Genebra e de Zurique, e nesses mesmos Congressos os representantes
do Instituto comentaram alguns trabalhos de reumatologistas estrangeiros.
Nos Congressos de Copenhaga e de Nova. Iorque haviam os reumatologistas do Instituto preparado a entrada de Portugal nas ligas europeias e, depois, na Liga Internacional contra o Reumatismo.
O prestígio alcançado pêlos nossos delegados levou o grande onestre da reumatologia Doutor Sèze a nomear redactor da Revue du Rhumatisum et dês Maladies Oxteo-Articulaires de Paris o director clínico do Instituto Português de Reumatologia.
No Congresso de Barcelona foram nomeados sócios honorários da Liga Espanhola o director clínico e o director de serviços de investigação; e no Congresso de Genebra foram os mesmos nomeados: um, conselheiro da Liga Internacional contra os Reumatismos, e, outro, sócio honorário da mesma Liga. (A propósito da nomeação do sócio honorário, é de notar que ela foi verdadeiramente excepcional, pois, de entre todos os congressistas das diversas nações, só três foram honrados com tão notável distinção).

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Podemos, pois, afirmar que, tanto em Portugal como no estrangeiro, a instituição fundada pelo Sr. Dr. Trigo de Negreiros, e cuja existência se tem mantido devido ao seu alto espírito e superior conhecimento dos problemas sociais, tanto no aspecto moral como económico, tem sido útil na sua acção interna e prestigiosa para a Nação nos grandes meios internacionais em que tem dado a conhecer a sua existência.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: -. Verifica-se que o Instituto Português de Reumatologia tem trabalhado com entusiasmo e com êxito simultaneamente no campo clínico, no campo só, ciai, no campo da investigação científica e social e na representação e participação em congressos estrangeiros.
Estas informações que me permiti trazer ao conhecimento de VV. Exas., Sr. Presidente e Srs. Deputados, servem, não só para justificar a minha decidida aprovação da Lei de Meios, mas ainda para solicitar do Governo da Nação, e particularmente de SS. Exas. os Srs. Ministro do Interior e Subsecretário de Estado da Assistência, que tão dedicada e proficientemente vem dedicado o interesse da sua inteligência e do seu coração aos problemas que superiormente lhe foram confiados, que o auxílio a prestar à política de valorização humana, através do que nas suas linhas gerais se contém no artigo 14.° da proposta de lei, seja de molde a permitir uma acção de cada vez mais vasta e mais profunda, não só em prol dos doentes, mas ainda em prol da economia nacional.
As dotações que se destinem à acção anti-reumatismal encontram serviços já organizados e em pleno movimento. Tem o Governo a garantia de que tais verbas não se desperdiçarão a tentear incertos passos, mas, pelo contrário, se destinam ao prosseguimento dum plano conscienciosamente e centificamente estabelecido e a uma instituição que, ao cabo de três anos de preparação dos médicos dirigentes e mais cinco de actividades clínicas e assistenciais intensivas, se encontra em condições de fazer- frutificar ainda mais os seus esforços, de ampliar e desdobrar a sua acção e de pagar em rendimento humano os capitais que lhe permitam um maior desenvolvimento.

Vozes: - Muito bem !