O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE ABRIL DE 1956 720-(11)

receitas ordinárias, a subida não foi tão acentuada, mas em todo o caso eles ultrapassaram pela primeira vez a casa dos 2 milhões de contos.
Este facto faz esperar melhores dias para mais racional repartição do imposto. No quadro seguinte dá-se a evolução das receitas ordinárias, por capítulos:

(ver quadro em imagem)

Deram-se duas consideráveis alterações na composição das receitas. A primeira foi a grande baixa nos reembolsos e reposições, por motivos que no respectivo capítulo serão melhor analisados, e a segunda foi um decréscimo da ordem dos 20 000 contos de receitas.
Estes decréscimos tiveram eco na contribuição dos diversos capítulos para o conjunto das receitas - voltando a influência dos dois primeiros a atingir quase 70 por cento. O ano passado andara à roda de 67,5.
Do mesmo modo se nota menor influência dos dois últimos capítulos. Dadas a sua natureza e constituição, não vale a pena dar mais explicações sobre a matéria.
No quadro seguinte indicam-se as percentagens correspondentes a cada capítulo, para 1953 e 1954:

(ver quadro em imagem)

Modificações nas receitas

10. A fim de determinar o peso de cada capítulo orçamental no conjunto das receitas ordinárias, publica-se a seguir o mapa anual, que dá à primeira vista a comparação entre a soma dos impostos directos e indirectos e a de outras receitas ordinárias, além de indicar a percentagem de cada um deles:

(ver quadro em imagem)