O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 145 934

No quadro seguinte:

[Ver tabela na imagem]

Nota-se que o saldo positivo se deve à diminuição de importação de substâncias alimentícias e em parte ao aumento da exportação de tecidos.
É, sem dúvida, o aumento da produção agrícola em resultado das obras de hidráulica a influir na diminuição de importação de cereais, em especial de trigo.
Interessa conhecer em que medida as remessas de trigo do continente vieram compensar a diminuição da importação deste cereal. Por outro lado, sabe-se que em 1953, e como consequência dos aproveitamentos hidráulicos, a energia técnica foi substituída por energia hidráulica, resultando deste facto uma diminuição da importação de óleo combustível. O aumento da exportação de tecidos revela uma melhor situação da indústria de bordados.
Porém, se verificarmos a variação da importação e da exportação em relação aos territórios de origem ou de destino, nota-se que a diminuição da importação e o aumento da exportação se revelam em relação aos países não participantes, o que oferece reais vantagens.

(Em milhares de escudos)

[Ver tabela na imagem]

(Em milhares de escudos)

[Ver tabela na imagem]

Podemos observar o movimento de entradas o saldas, por cabotagem, com o continente e Açores, no quadro seguinte:

(Em milhares de escudos)

[Ver tabela na imagem]

O maior número de saídas respeita à remessa de bananas e nas entradas figuram os tecidos e vários produtos alimentares, incluindo o trigo em determinados anos.