O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

592-(142) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 199

Não suo precisas grandes explicações, porque os números do quadro duo à primeira vista a forma de exploração no tipo de empresa.
Vê-se que em Braga o tipo de empresa imperfeita predomina na exploração por conta própria. Isto é, o empresário por conta própria necessita de angariar o suplemento preciso ao sustento da família fora da sua exploração.
Outro tanto acontece em Viana do Castelo.
Mas em Trás-os-Montes e Alto Douro, no distrito de Bragança, já a forma de exploração de conta própria na empresa familiar perfeita (13 500 explorações) é maior do que na imperfeita (6821 explorações).
Há assim, parece, melhor equilíbrio em Trás-os-Montes do que no Minho, embora se encontrem aqui também as consequências da dispersão.
Para reconhecer os efeitos deste equilíbrio na vida familiar seria, porém, necessário estudar os níveis de rendimentos da empresa familiar perfeita.
Dadas as circunstâncias em que se debate por vezes a província, parece serem baixos os rendimentos e, assim, terá de ser muito baixo o nível de vida.

IMPRENSA NACIONAL DE LISBOA