O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

592-(54) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 199

Representação da divida

19. Cerca de 69 por cento da dívida representada por títulos refere-se ao consolidado.
O seu total somou 11 601 000 contos em 1955, como se indica a seguir:

[ Ver Tabela na Imagem ]

Dividida em percentagens, item a seguinte forma:

[ Ver Tabela na Imagem ]

Alguns dos empréstimos com aval do Estado já estão a ser reembolsados e foram concedidos a diversas entidades relacionadas com empresas que interessam à economia nacional.

Encargos da dívida

20. Subiram cerca de 36 100 contos os encargos da dívida, representados por amortizações, juros e outros.
A maior verba pertence a juros - cerca de 415 000 contos, num total de 636 264 contos.
No quadro seguinte dá-se a evolução dos encargos da dívida pública.

[ Ver Tabela na Imagem ]

Pode notar-se o seu desenvolvimento desde 1928-1929. Nesse ano, que coincide com o início da reorganização financeira, os encargos foram da ordem dos 326 200 contos. Em 1955 atingiram 636 264 contos. Não dobraram, pois, neste longo período, o que é notável. Considerando a obra realizada por força de despesas extraordinárias, muita da qual representa aumento no património nacional, tanto em matéria de novas construções para serviços como em aquisições de títulos de empresas particulares e desenvolvimentos portuários, na rega e outros, tão pequena elevação nos encargos representa parcimoniosa e inteligente manipulação da dívida.
A pequena elevação nos encargos, que nem sequer dobraram, muito menor que a desvalorização da moeda medida pelo índice de preços, constitui alívio para as gerações futuras.
Os encargos da dívida representam cerca de 9 por cento das receitas ordinárias, incluindo as amortizações e juros reembolsáveis.

21. Os encargos discriminam-se do modo que segue, em contos:

[ Ver Tabela na Imagem ]