O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

592-(86) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 199

Nota-se a melhoria gradual do tipo de pavimento. Em 1948 as estradas de macadame tinham a extensão de quase 11 000 km, reduzidos para menos de 8000 km em 1955, incluindo terraplenagens.
Em todo o caso, considerando a intensidade do tráfego, o ritmo é pequeno e necessita de ser acelerado.
Convém fixar a natureza do tipo de pavimentos nos diversos distritos e estabelecer as percentagens que correspondiam a cada distrito no fim de 1955.
Os números do quadro seguinte, conjugados com os publicados em pareceres anteriores, dão o grau de progresso nas estradas do País em matéria de pavimentos.

[Ver tabela na imagem]

Só o distrito de Lisboa tem pavimentos aperfeiçoados em mais de 85 por cento da sua rede. Nalguns casos, como nos distritos de Beja, Castelo Branco, Vila Real e Viseu, a percentagem de pavimentos aperfeiçoados é inferior a 40 por cento.
Estes números definem atrasos sérios naqueles distritos e podem servir de critério na distribuição de verbas no futuro.

Obras em 1955

106. É de interesse dar todos os anos uma nota dos trabalhos concluídos e do seu custo durante o ano. Poder-se-á assim facilmente ter a noção mais completa da actividade da Junta e onde ela se desenvolve.
Publica-se a seguir um quadro que montra as obras executadas em 1955, o local, a entrada, a extensão construída, em metros, e o custo.

Extensão das estradas nacionais concluídas em 1955

[Ver tabela na imagem]