O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

290-(88) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 80

[ver tabela na imagem]

O Fundo de Desemprego e o Fundo de Melhoramentos Rurais concorreram com 176 928 contos para pagamento de comparticipações durante o ano de 1957.
Os subsídios do Estado, através do Orçamento, comparticiparam em 15 433 contos, no total de 192 361 contos.
Os distritos no continente onde se efectuaram maiores pagamentos foram os de Lisboa, Porto, Beja, Coimbra, Évora e Portalegre, todos com mais de 10 000 contos.
A seguir publicam-se os números respeitantes às importâncias pagas nos anos de 1956 e 1957, bem como os respectivas diferenças, para mais ou para menos:

[ver tabela na imagem]

Em todas as rubricas, com uma excepção, se pagou mais em 1957 do que em 1956. As comparticipações em que houve maiores pagamentos foram as dos melhoramentos rurais.
O relator das contas, que há longos anos vem defendendo a política de valorização regional, recomenda novamente a necessidade de intensificação de melhorias rurais. O êxodo das populações dos pequenos aglomerados para as grandes cidades, sobretudo para Lisboa, é um grande mal.
Há necessidade ele criar centros industriais na província que fixem às populações que hoje emigram ou se transferem para Lisboa. É uma necessidade económica, política e social.