O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 DE ABRIL DE 1960 604-(105)

Transporte ....... 32 476

Subsídios extraordinários:
Para a Missão de Santo António do Rand ...... 300
Para a construção das sedes das novas missões no distrito de Tete ................. 300
Para construção do paço episcopal da nova diocese de Porto Amélia ..................... 2 000
2 600
Total ..... 35 076

Gomo se nota, uma parle do dispêndio com missões católicas refere-se a saúde e instrução, não sendo fácil discriminar, nas verbas globais dos subsídios concedidos às dioceses, o que corresponde a cada um dos fins mencionados.

Serviços de saúde

65. Também aumentou de 9 049 contos a despesa destes serviços, que atingiu a cifra de 107 117 contos. Se forem consideradas também as despesas do Instituto de Investigação Médica e da missão de combate às tripanossomíases, a verba eleva-se para 116 702 contos, assim discriminados:
Contos
Serviços de saúde ................... 107 117
Instituto de Investigação Médica .... 643
Missão de combate às tripanossomíases 8 942
Total ...... 116 702

Nos serviços de saúde avultam as despesas de pessoal - vencimentos (38138 contos), pessoal contratado (3 153 contos), pessoal assalariado (12 200 contos) e outras despesas de pessoal. Tudo somou 55 502 contos em 1958.
Outras despesas de relevo dizem respeito u medicamentos, instrumentos cirúrgicos e outras (21 758 contos), assistência médica a indígenas e material e serviços relativos às dependências espalhadas por toda a província.
Também se inscrevem verbas nas despesas extraordinárias destinadas à intensificação da luta contra o tsé-tsé.

Serviços de Fazenda

66. Nestes serviços deu-se um aumento de despesa de 2973 contos, que teve lugar principalmente nos serviços de Fazenda e contabilidade.
O total gasto desdobra-se do modo que segue:

(ver tabela na imagem)

Nos dois últimos anos a despesa aumentou 13 943 contos, devido à reforma dos vencimentos e ao desenvolvimento dos serviços.

Serviços de justiça

67. A despesa dos serviços de justiça subiu para 14 359 contos e discrimina-se pela forma seguinte:

(ver tabela na imagem)

O aumento foi pequeno, cerca de 442 contos, que com o acréscimo verificado em 1957, perfazem o total de 2 798 contos em dois anos.

Serviços de fomento

68. Considerar-se-ão nestes serviços duas rubricas importantes, que se designarão por «Serviços de fomento» e por «Serviços autónomos». Ambas têm grande importância no presente e no futuro da província e em ambas os gastos atingem cifras elevadas. Em conjunto somam 2 053 717 contos, ou perto de 65 por cento do total da despesa ordinária na província.
As despesas de cada uma destas designações em 1958 foram:

(ver tabela na imagem)

O aumento, em relação a 1957, foi de 295 563 contos. Mas os serviços autónomos comparticipam nesse aumento com 279 383 contos. Este grande acréscimo da despesa, igualado pela receita, mostra o considerável desenvolvimento dos portos, caminhos de ferro e outros transportes naquele ano.
As parcelas que correspondem aos serviços de fomento e serviços autónomos são, respectivamente, 4,8 e 5,9 por cento da despesa total.
Além dos serviços autónomos, tom importância no total as obras públicas e os serviços da indústria, agricultura e veterinária, como se nota a seguir.

(ver tabela na imagem)