O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

604-(138) DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 166

Evolução das despesas ordinárias

18. As desposas ordinárias têm evoluído num sentido que dá primazia às relativas à administração geral e fiscalização, encargos gerais e serviços de
fomento. Estes três capítulos, em 1958, compreendem cerca de três quartas partes das despesas.
A seguir indica-se a evolução, por capítulos e percentagens, das despesas ordinárias.

[VER TABELA NA IMAGEM]

Nota-se que os encargos da dívida têm diminuído, na relatividade do conjunto, e que o maior desenvolvimento se deu nos serviços de fomento, que, representando 3 por cento do total em 1938, atingiram 17.9 por cento em 1958. A seguir indicam-se as despesas, por capítulos, em relação a este ano.

[VER TABELA NA IMAGEM]

As despesas ordinárias em 1958

19. Nos dois últimos anos as despesas ordinárias foram as que seguem, expressas em contos, mostrando a última coluna do mapa as variações de 1958 relativas a 1957:

[VER TABELA NA IMAGEM]

A tendência das despesas ordinárias revela-se nas cifras da última coluna, em que se observam sinais positivos, de acréscimo, em quase todas as rubricas.
A despesa dos serviços de fomento compreende a dos correios, telégrafos e telefones, que teve um aumento grande, como se observará adiante.
Acréscimos superiores a 1000 contos deram-se na administração geral e fiscalização e nos serviços militares.

Divida pública

20. As responsabilidades, da província, por dívida e subsídios reembolsáveis, sobem a 89 400 contos, divididos como segue.

[VER TABELA NA IMAGEM]