O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

REPUBLICA PORTUGUESA

SECRETARIA DA ASSEMBLEIA NACIONAL

DIÁRIO DAS SESSÕES

2.º SUPLEMENTO AO N.º 177

ANO DE 1960 12 DE MAIO

ASSEMBLEIA NACIONAL

VII LEGISLATURA

Texto aprovado pela Comissão de Legislação e Redacção

Regimento da Assembleia Nacional

TITULO I
Constituição da Assembleia Nacional

CAPITULO I

Organização da Assembleia

Artigo 1.º A Assembleia Nacional é constituída por cento e trinta Deputados, eleitos e proclamados nos termos ria lei eleitoral, cujos poderes forem verificados e reconhecidos nos termos deste Regimento.

§ 1.º O mandato terá a duração normal de quatro anos.

§ 2.º A Assembleia Nacional subsistirá após a última sessão da legislatura até ao apuram eido do resultado das novas eleições, gerais.

§ 3.º As vagas reconhecidas por deliberação da Assembleia sobre a verificarão de poderes ou ocorridas durante a legislatura por extinção de mandato, quando atingirem o número que a lei eleitoral fixar, até à quinta parte do número legal de Deputados, serão preenchidas por eleição suplementar s o mandato dos novos eleitos durará somente pelo tempo restante da respectiva legislatura.
Art. 2.º A Assembleia Nacional poderá ser dissolvida quando o exigirem, os interesses superiores da Nação; neste caso, as novas eleições devem efectuar-se conforme a lei vigente ao tempo da dissolução, dentro do prazo do sessenta dias. se este não for constitucionalmente prorrogado.
§ único. A nova Assembleia reunir-se-á dentro dos trinta dias seguintes ao encerramento das operações eleitorais, se não estiver concluída a sessão legislativa desse ano. e durará uma legislatura completa, sem contar o tempo que funcionar em complemento da sessão legislativa anterior e sem prejuízo do direito de dissolução.
Art. 3º os Deputados proclamados pelas assembleias de apuramento deverão reunir-se em sessão da Assembleia Nacional no dia fixado na Constituição; e em igual dia dos anos seguintes principiarão as três restantes sessões legislativas.
Art. 4.º A Assembleia Nacional realizará as suas sessões em Lisboa, no Palácio de S. Bento.
§ 1.º Cada sessão legislativa terá a duração de três meses, a principiar em 25 de Novembro de cada ano, salvo o disposto nos artigos 75.º 76.º e 81.º. n.º 5.º, da Constituição.
§ 2.º O Presidente da Assembleia Nacional, quando o julgar conveniente, pode prorrogar até um mês o funcionamento efectivo desta e interrompê-lo, sem prejuízo da duração fixada para a sessão legislativa, contanto que o seu encerramento não seja posterior a 30 de Abril.
§ 3.º A Assembleia Nacional, quando for convocada extraordinariamente pelo Presidente, da República, só poderá deliberar para o fim indicado na convocação.
Art. 5.º A Assembleia Nacional é representada e dirigida pelo seu Presidente.
§ l.º O Presidente terá dois secretários, designados por primeiro e segundo, que o coadjuvarão nos trabalhos das sessões e com ele constituirão a Mesa da Assembleia Nacional.
§ 2.º Para substituir o Presidente nas suas ausências ou impedimentos haverá três vice-presidentes, que