O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

22 DE ABRIL DE 1961 801

O Orador: - ... e na província de Trás-os-Montes e Alto Douro pode ficar, localizado um importante pólo de crescimento e irradiação desta prometedora indústria.

Tenho dito".

Vozes: - Muito bem, muito bem! O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Augusto Simões: - Sr. Presidente: em louvável demonstração de cooperante vitalidade e de consciencioso desejo de valorização, a Casa do Concelho de

Pampilhosa da Serra e os dirigentes das agremiações regionalistas do mesmo concelho elaboraram e entregaram ao Sr. Ministro das Obras Públicas no pretérito dia 23 de Fevereiro uma circunstanciada é valiosa exposição em que, demonstrando a sua urgentíssima necessidade, pediam a abertura das estradas nacionais n.º" 343 e 344, justamente havidas como empreendimentos do mais alto alcance económico, social e político, por se destinarem a quebrar naquele laborioso concelho o arrepiante isolamento dos seus povos, que apenas contam com uma única estrada nacional, a n.º 112, de restrita utilização.

Quem conheça o sacrificado concelho de Pampilhosa da Serra ou, ao menos, se tenha alguma vez podido aperceber da sua impressionante carência de vias de comunicação não pode deixar de juntar a sua voz à

.dos esforçados paladinos do seu progresso para, sem reservas, apoiar aquela bem urdida exposição, louvar os seus intentos e ajudar a- pôr em destacada evidência a muita justiça das suas proposições.

É que as duas estradas nacionais consideradas e tão ansiosamente pedidas não são, de nenhuma maneira, melhoramentos sumptuários ou aspirações de alcance restrito e duvidoso, mas traduzem e representam necessidades prementes e imperiosas, denunciadas desde há muitas décadas como meios indispensáveis de que a vida local anda carecida, para encontrar um aceitável teor de justa dignidade.

Concelho de muito acidentados 400 km de área, com 10 freguesias, onde, em cerca de 100 povoações e 50 casais, vive uma restrita população de 17 500 almas, o concelho de Pampilhosa da Serra, a despeito do apreciável valor da sua posição geográfica, dos seus valores pessoais e das suas riquezas naturais, tem sido uma circunscrição isolada que, só por esse facto, certamente não conseguiu ainda atingir toda a valorização a que tem direito.

Na verdade, sem estradas e outras vias de comunicação apropriadas ao teor da vida moderna, como não se podem movimentar nem as pessoas nem as fazendas, criando e fomentando o progresso, a vida estagna-

se .em tremendas inibições.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Com o isolamento surgem,. cada vez mais graves, os problemas dos povos, que, permanentemente privados dos recursos e dos benefícios que se vão conquistando dia a dia para a humanidade, são compelidos a deixar o torrão natal e a deslocar-se para outras latitudes.

Na exposição que apresentaram ao ilustre titular da pasta das Obras Públicas, a Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra e as restantes colectividades regionalistas que a subscreveram dão irrecusável conta das grandes dificuldades a que ali tem conduzido a falta de vias de comunicação com poder de drenarem a corrente de tráfego da parte periférica do concelho, ligando-o com os concelhos limítrofes, e fazem-no por forma tão convincente que nenhuma dúvida fica de que a construção das estradas n.º 343 e 344 representará a solução de grandes problemas nacionais.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Assinalado serviço prestam, portanto, . estas esforçadas, colectividades, que são valorosas e incansáveis lutadoras do engrandecimento local, inteira e abnegadamente devotadas ao seu torrão, com o interesse que tomaram pela rápida solução de problemas tão candentes.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - O mais puro altruísmo as motivou agora, como tem motivado através da sua porfiada luta, para que às povoações encravadas nos alcantis da serra possam chegar as construtivas lufadas do progresso, uma completa assistência e os demais elementos de valorização humana.

Preciosas colaboradoras das administrações locais, especialmente activas em todo o distrito de Coimbra, em que são encabeçadas pela antiga e conceituadíssima Casa das Beiras, e muito numerosas nos concelhos de Arganil, Gois e Pampilhosa da Serra, já podem essas colectividades legitimamente orgulhar-se de terem erguido ou colaborado numa obra de valorização que é a todos os títulos notável.

Constituídas pelos naturais de cada povoação que em Lisboa ou no Sul mourejam denodadamente nos mais variados campos de actividade, essas prestantes colectividades, que se encontram sempre na primeira linha de defesa dos interesses e dos direitos da terra-mãe, têm sabido criar vínculos de solidariedade e de entre ajuda cujo merecimento nunca será fastidioso encorajar nem encarecer.

Sr. Presidente: nesta Câmara se discutiu há pouco, com a larga- amplitude que a sua alta importância impunha, a lei sobre a viação rural. .

Plenamente evidenciada e fortemente estruturada se deixou a necessidade de em tão importante sector da vida nacional se acelerarem as soluções, dos muitos problemas específicos., acabando com o isolamento dos povos, reconhecido como um dos seus mais graves flagelos.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - O Governo bem o havia reconhecido quando pelo Ministério das Obras Públicas foi elaborada essa proposta de lei, reconhecimento agora confirmado com a promulgação desta importante providência legislativa.

Assente, como ficou, que a rede da viação rural não pode obter conveniente e útil desenvolvimento se não for acompanhada da construção das estradas nacionais que se mostrem imprescindíveis para uma completa coordenação de ligações desta com as grandes redes do tráfego, não pode deixar de pensar-se muito a sério na imediata construção destas últimas pela Junta Autónoma de Estradas, a quem ficarão a pertencer.

Vozes: - Muito bem, muito bem !

O Orador: - Tem este organismo de há muito devidamente elaborado um completo plano de construções a que importaria já ter dado a prevista e atempada execução.