O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2580 DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 103

resultante de maior utilização das contas de depósito do Tesouro e da Junta do Crédito Público e de bancos e banqueiros e ainda da abertura das contas de compensação a favor do Banco de Portugal, nos termos do De-creto-Lei n.º 44 703, de 17 de Novembro de 1962.

68. Durante os seis primeiros meses do ano em curso o volume de crédito distribuído pelo conjunto do sistema bancário experimentou expansão superior a 1400 000 contos, particularmente significativa quando comparada com a redução de cerca de 800 000 contos observada em período homólogo do ano anterior. Essa evolução deve-se quase exclusivamente ao apreciável aumento no crédito concedido pela banca comercial. Deve ainda referir-se que a importância relativa das operações de carteira comercial no total do crédito bancário apresentou no fim de Junho ligeiro aumento em relação a igual data do ano anterior.

QUADRO XIII

Crédito concedido pelo sistema bancário (a)

(Milhares de contos)

[Ver Tabela na Imagem]

69. Relativamente aos bancos comerciais, o acréscimo do crédito concedido foi determinado pela considerável expansão dos depósitos, principalmente a prazo, durante o semestre em análise, que lhes permitiu satisfazer a crescente procura de crédito à custa de meios próprios.
Por outro lado, o comportamento do crédito reveste-se de especial significado, atendendo a que no mesmo período os bancos comerciais tomaram promissórias de fomento nacional no montante de 250 000 contos, o que veio a reflectir-se na diminuição das restantes componentes das reservas de caixa.

QUADRO XIV

Situação bancária

(Milhares de contos)

[Ver Tabela na Imagem]