O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE NOVEMBRO DE 1967 1662-(35)

QUADRO XV

Meios de financiamento canalizados para a F. I. B. C. (a)

[Ver tabela de imagem]

(a) Para evitar duplicações, excluiu-se das várias fontes o seu recurso a outras fontes de financiamento. Assim, exclui-se: do Estado, o seu recurso ao crédito interno (na medida em que proveio fundamentalmente das instituições financeiras) e externo das empresas públicas, o crédito concedido pela C. G. D. C. P. do Banco de Fomento Nacional, o crédito interno concedido pelo Estado e outras instituições financeiras e o crédito externo. No entanto, verifica-se uma diferença de âmbito entre as fontes de financiamento, que se referem à metrópole, e a F. I. B. C., que respeita apenas ao continente.
(b) Trata-se apenas de uma estimativa extremamente precária da participação da banca comercial no financiamento do investimento, baseada na variação anual do saldo de algumas das contas do seu balanço - aquelas que se presumem mais ligadas concessão de fundos a médio e longo prazos -, não incluindo, portanto, a possível contribuição da banca comercial através do crédito a curto prazo renovável.
(c) Valores residuais.
(d) Valores não inteiramente comparáveis com os dos anos seguintes, em virtude de não ter sido possível conhecer a estrutura das importações de capitais a médio e longo prazos do estrangeiro e ter-se tomado o valor global desta rubrica, enquanto nos anos seguintes apenas se incluíram nas operações do sector privado os «Investimentos directos», as «Operações sobre títulos», os «Créditos comerciais» e os «Empréstimos financeiros».