O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 DE NOVEMBRO DE 1967 1662-(675)

[Ver Quadro na Imagem].

VIII

Timor

CAPITULO I

Caracterização sumária da economia. Evolução recente, situação actual e perspectivas

1. Caracterização global da economia

1. Dimensões territoriais relativamente restritas, ovo- grafia muito acidentada e uma hidrografia dominada pela multiplicidade de pequenos cursos de água de características torrenciais constituem, com o grande afastamento em relação a todos os outros territórios nacionais, as características .físicas relevantes da província.

2. Do ponto de vista humano, assinalar-se-á a conjugação de uma estrutura primária caracterizada pela concentração no sector da agricultura, silvicultura e pecuária, em regime de economia de subsistência e de tendência demográfica para um crescimento rápido.

3. No que se refere ao subsolo, embora se encontrem ainda insuficientemente conhecidas as- suas potencialidades, regista-se a existência de jazigos, que possuem interesse económico, de manganês e de hidrocarbonetos. A província dispõe de uma elevada percentagem de solos com boas aptidões para fins agrícolas.
Os recursos piscatórios das costas de Timor, que se consideram abundantes, parecem susceptíveis de aproveitamento, não só pela pesca artesanal como por empreendimentos de mais largos horizontes.
As características do sistema hidrográfico levam a classificar de modestas as possibilidades de aproveitamento hidroenergético.

3. A uma gama limitada de produções para o mercado corresponde, como aliás sucede normalmente em economias deste tipo, um excessivo grau de concentração e de vulnerabilidade das exportações da província. A balança de pagamentos mantém-se equilibrada pela ajuda financeira da Administração Central, que contrabalança uma situação deficitária da balança comercial.

4. A incipiência do sector empresarial, aliada às dificuldades de mobilização de poupança interna, faz, por outro lado, recair no sector publico o papel motor do desenvolvimento económico.

2. Evolução demográfica

5. A população, que, segundo o censo de 1960, era de uns 5.1.7 000 habitantes, cifra-se, segundo o arrolamento administrativo de 1965, em. cerca de 555 000 almas. A taxa média de crescimento anual situa-se à volta de 1,7 por cento.

7. Do ponto de vista da distribuição espacial, a população de Timor caracteriza-se por acentuada variabilidade de densidade por quilómetro quadrado.

8. Anota-se seguidamente a distribuição etária de que se dispõe, com base nos arrolamentos administrativos, e referente ao ano de 1963:

[Ver Quadro na Imagem].

9. A evolução da população da província de Timor, segundo os dados disponíveis, foi a seguinte, no período de 1936 a 1960:

[Ver Quadro na Imagem].

(a) Estimativa baseada em arrolamento administrativo.

A circunstância de o período de 1936-1950 ter incluído a II Guerra Mundial e a ocupação do território da província retira o significado à redução observada nesse período.
É de notar, além disso, que os dados disponíveis relativos ao ano de 1936 não resultam de recenseamento demográfico, mas sim de simples estimativas baseadas em arrolamento administrativo.