O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIÁRIO DAS SESSÕES N.º 139 2504

Porém, pior é se por enganadoras miragens de melhores condições na terra natal, esse, que já seja um emigrante em remis da Pátria ou em terras estrangeiras, retorna, mas vindo a arrepender-se. FJ isso se dá quando haja oferta de emprego, mas este não seja economicamente igual ao deixado, ou o suficientemente interessante no seu conjunto com a circunstância de haver regressado à terra natal.

Se olharmos ao conspecto geométrico - administrativo do nosso continente veremos que, do conjunto dos seus 273 concelhos, muitos há que não só não progrediram em matéria populacional, como ainda verificaram, decréscimos arreliantes.

Um quadro que é elucidativo - e arreliantes repete-se uma vez que os decréscimos e as estagnações se verificam principalmente nos concelhos situados no tal deserto económico" que ocupa o Norte, o Interior o Sul do continente - é o que a seguir inscrevo e que, por complexo e moroso de leitura, deixarei ao cuidado dos ilustres Colegas verem-no no componente número do Diário das sessões.

Distritos em que há concelhos que viram no censo de 1960 diminuir a sua população

Fonte: Instituto Nacional de Estatísticas.

[ver tabela na imagem]

Por este quadro que acabámos de ver notaremos imediatamente que dos 273 concelhos do continente a respectiva população presente em 1960 revelava-se com as seguintes posições (que passo a referir por não haver lido neste momento tal quadro):

Com população inferior aos casos de: Número de concelhos
1864 3
1878 8
1890 18
1900 20
1011 26
1920 16
1980 35
1940 95
1950 154

Se tomarmos a densidade populacional do continente já no ano de 1966 (= 99 habitantes por quilómetro quadrado), os nossos distritos viram-na variar nos termos seguintes, com referência ao próprio censo de 1960:

Sem variação:

Coimbra.
Vila Real

Com descida:

Beja.
Castelo Branco.
Évora.
Faro.
Guarda.
Leiria.
Portalegre.
Santarém.
Viseu.

Com aumento:
Aveiro.
Braga.
Bragança.
Lisboa.
Porto.
Setúbal.
Viana do Castelo.

Nota. - Com descida de por cento: Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Portalegre, e Santarém; com descida do 2 pontos: Visou; a com descida de 3 pontos: Guarda. Com subida de l ponto: Bragança e Viana do Castelo; com subida de 9 pontos: Aveiro e Braga; com subida de 18 pontos: Setúbal; com subida com subida de 84 pontos: Lisboa e Porto.

Podemos ver a seguir quais os distritos em que, dos seus concelhos, mais de metade viram no censo de 1960 descer a sua população (descrição que se faz por constar do quadro que fica para mera inserção no Diário das Sessões):

Fonte: Instituto Nacional de Estatística.

[ver tabela na imagem]

Vejamos agora os distritos que, mesmo em 1966, apresentavam uma descida populacional inferior à densidade