O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3234-(62)
especial daqueles em que exportou maior quantidade de minérios de ferro.
Os números são os que seguem, em toneladas, valores e preços unitários:
[Ver Diário Original]
O aumento na exportação foi de 478 410 contos em relação a 1966 (recorda-se que o acréscimo nas importações se elevou a 1 951 080 contos). Este resultado obteve-se, apesar de um aumento de 245 186 t, nos minérios de ferro, no milho e em outros produtos.
19. A influência dos minérios de ferro acentuou-se em 1967, e muito mais se há-de acentuar nos anos mais próximos, influindo muito nos preços unitários.
Se forem diminuídas as saídas de minérios, as exportações desde 1950 são as que seguem:
[Ver Diário Original]
Neste caso, a diferença entre os dois últimos anos, na tonelagem, é de 391 359.
Estes problemas do ritmo da exportação de produções locais têm importância. Não só determinam o valor dos saldos positivos ou negativos, mas ainda medem a actividade interna.
Um certo número de produtos aparece todos os anos com valores relativamente altos. São os que seguem:
[Ver Diário Original]
Já se falou nos minérios de ferro. Dos petróleos, expor -taram-se 301 t de fuel-oil. A diferença na produção foi consumida na província.
O aumento no café, da ordem de 40 200 t, foi. bem-vindo num ano difícil. A tonelagem do café exportado foi a mais alta até hoje. E Angola ainda poderá melhorar a cifra de 196 600 t atingida em 1967.
A recuperação do milho não é de surpreender, dadas as aptidões de Angola, mas o sisal continua a baixa já observada em anos anteriores.
A exportação por secções pautais
20. O exame das secções da pauta mostra que os produtos de origem vegetal formam quase 60 por cento da exportação.
Os diamantes (secção XIV) ocupam um lugar que se afasta de outros, com 17,61 por cento. Nestas duas secções das pautas incluem-se três quartas partes da exportação total. E, para ser mais sucinto, o café e os diamantes comandam a vida económica da província. Esta situação pode ser uma fonte de dificuldades.
[Ver Diário Original]