O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1342 I SÉRIE - NÚMERO 37

Tudo isto é traficância! O Governo está a governar não através de uma política concertada mas, isso sim, procurando comprar os cidadãos ou as instituições.

Aplausos do PS e do Deputado independente Mário Tomé.

O Sr. António Campos (PS): - Sr. Presidente, peço a palavra para exercer o direito de defesa da consideração.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, Sr. Deputado.

O Sr. António Campos (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados do PSD, gostaria, acima de tudo, de fazer um desafio. VV. Ex.ªs atacam-me dizendo que eu não levo a sério a agricultura. A única forma de provarmos isto é muito simples.
Há dias os senhores não travaram aqui uma grande discussão por causa de uma vírgula...

O Sr. Duarte Lima (PSD): - Havia acusações concretas!

O Orador: -... e de um pseudodesvio de dinheiro? Aliás, o Sr. Deputado Pacheco Pereira bateu-se fortemente por essa atitude.
Há dias os senhores não tiveram aqui o Sr. Ministro a clamar a demissão do administrador da RTP por causa da transferência de um jogador?
Ora, o que está agora em jogo são muitos milhões de contos, são milhares de "Futres", são milhares de vírgulas, são milhões de vírgulas!...

Aplausos do PS.

Então, por que é que os senhores não se levantam e dizem: "Vamos analisar em pormenor onde foram gastos os 900 milhões de contos. Vamos analisar as burlas"? Porque, tal como disse há pouco, tenho aqui recibos comprovativos de burlas de centenas de milhares de contos de pessoas que receberam o subsídio sem serem agricultores.

Protestos do PSD.

Tenho-os comigo e posso dá-los a essa comissão de inquérito.
Então os senhores não se levantam para dizer connosco: "Vamos a isto. Vamos fazer um inquérito aos 900 milhões de contos... ,

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Vamos fazer um inquérito à traficância...

Aplausos do PS.

... dos subsídios de cereais. Vamos ver quem mete ao bolso milhões e milhões de contos. Vamos ver onde foram gastos os 900 milhões de contos para a agricultura se encontrar no estado em que está"?
Então, Srs. Deputados Pacheco Pereira, João Maçãs e Vasco Miguel, VV. Ex.ªs, que há dias aplaudiam o vosso ministro que veio aqui falar da demissão do administrador da RTP por causa de 600 000 contos, que vão dizer agora?
Eu estou a falar em milhões de contos e os senhores não se levantam, não dizem que estão de acordo com a constituição dessa comissão de inquérito?

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para dar explicações, tem a palavra o Sr. Deputado Vasco Miguel.

O Sr. Vasco Miguel (PSD): - Sr. Presidente, eu não tinha percebido que a intervenção do Sr. Deputado António Campos me era dirigida; em todo o caso, tenho muito gosto em responder-lhe.
O Sr. Deputado António Campos começou a sua intervenção com uma voz calma, mas, no fim, exaltou-se, o que estragou tudo, porque não teve calma nestes assuntos tão sérios.
Sr. Deputado, depois de todos os milhões que esbanjou, peço-lhe que me diga se o Sr. Ministro da Agricultura ou algum membro do Governo é director das cooperativas que aqui mencionou.

Protestos do PS.

O Sr. Raúl Rêgo (PS): - Querem ou não o inquérito?

O Sr. Presidente: - Para defesa da consideraçâo, tem a palavra o Sr. Deputado João Maçãs.

O Sr. João Maçãs (PSD): - Sr. Presidente, de tacto o Sr. Deputado António Campos ofendeu a bancada do Partido Social-Democrata quando a quer obrigar a aceitar um inquérito sem que faça qualquer ónus da prova em relação às afirmações que aqui proferiu.

Vozes do PSD: - Muito bem!

Protestos do PS.

O Sr. Deputado tem de se habituar à ideia de que tem de concretizar. E nós exigimos que concretize as acusações que aqui fez.

Protestos do PS.

O Orador: - Sr. Deputado, V. Ex.ª também procurou estabelecer semelhança...

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, peço o favor de guardarem silêncio, uma vez que o Sr. Deputado João Maçãs está no uso da palavra.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Queira continuar, Sr. Deputado João Maçãs.

O Orador: - Muito obrigado, Sr. Presidente.
Sr. Deputado António Campos, se V. Ex.ª concretizar, se tirar imediatamente fotocópias desses documentos e entregar as provas na Mesa, o PSD está disposto, de imediato, a aceitar convosco um inquérito ao Ministério da Agricultura.

Aplausos do PSD.

Se isso não acontecer, nós não pactuaremos com questões dessa natureza.

Aplausos do PSD.

V. Ex.ª fez apenas acusações, sem que provasse minimamente fosse o que fosse. Esta situação não tem nada a