O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1452 I SÉRIE - NÚMERO 40

também «tem culpas no cartório» -, pois parece-me que fez declarações graves. E faço-o com sinceridade, creia.
De facto, o Sr. Deputado lançou para o debate algo novo e importante que tem a ver com a injecção de produtos da Europa em Portugal e com a respectiva quebra de preços: o dumping eventual que o Governo Espanhol está a fazer sobre os produtos agrícolas portugueses. Este é que é um problema sério! Creia que, apesar de me ter esforçado por obter elementos nesta área, não consegui.
O Sr. Deputado lançou aqui a réplica e eu, em nome daqueles que amam a agricultura, agradeço-lhe que, rapidamente, faça chegar esses elementos à Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, para que - se não for o Governo, o PCP, a CNA ou a CAP - seja esta a despoletar essa grave problemática, que está. efectivamente, a prejudicar os agricultores portugueses. Vir aqui falar nela sem ter elementos, Sr. Deputado, não é sério! Julgo que a sua intervenção, neste aspecto, foi séria, portanto espero com grande ansiedade ter em mão esses elementos que comprovam o dumping que aqui foi anunciado por si.
Falar na destruição ou na implementação deste ou daquele sector, da entrega ou não deste instituto ou daquele departamento, sem ter uma política concreta de aproveitamento desses departamentos ou institutos, não passa de parangonas políticas, de politiquice, e nada mais!
Desafio o Sr. Deputado Lino de Carvalho, bem como o Sr. Deputado Alberto Avelino, a dizerem o que o PCP e o PS tencionam fazer de dois institutos que foram aqui indicados pelo Sr. Deputado Lino de Carvalho.
De facto, eu já disse em praça pública o que deveriam ser aqueles dois institutos, razão pela qual estou à vontade para vir aqui dizê-lo! Se quiserem, volto a repeti-lo aqui.
Srs. Deputados Lino de Carvalho e Alberto Avelino, não basta falar em nome dos agricultores, não basta vir aqui criticar seja o que for, é preciso estar ao lado deles, trabalhar com eles e com eles equacionar as resoluções para a agricultura.
Vou cingir-me, muito concretamente, a uma área: a do Oeste, que tanto o Sr. Deputado Alberto Avelino como o Sr. Deputado Lino de Carvalho aqui referiram...

Protestos do PS.

Não estejam nervosos, porque os senhores andam a fazer da agricultura uma politiqueira e a agricultura é séria!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Vasco Miguel...

O Orador: - Há crise, efectivamente,...

Aplausos do PS.

... mas não é com parangonas...

Protestos do PS.

Calma! Calma, Srs. Deputados!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Vasco Miguel, esgotou o tempo...

O Orador: - Temos de apurar as responsabilidades e não é com parangonas políticas que vamos resolvê-las!
Desafio daqui, concretamente, os Srs. Deputados Lino de Carvalho e Alberto Avelino, e agora com calma!

Risos do PS.

O Sr. Presidente; - Sr. Deputado, já esgotou o seu tempo.

O Orador: - Sr. Presidente, vou de imediato formular a minha questão: o que é que os Srs. Deputados Lino de Carvalho e Alberto Avelino tencionam fazer para a melhoria efectiva dos agricultores do Oeste, relativamente aos Centros de Estudos de Vieira Natividade e Vitivinícola de Dois Portos?
Sr. Deputado, há mais de três meses que trabalho para conseguir viabilizar estes institutos...

Vozes do PCP: - Só?!

Protestos do PS.

Não querem ouvir? Não estão interessados? As coisas sérias, os senhores não querem ouvir. Os senhores gostam de lançar aqui coisas que nada têm a ver com os agricultores e com a resolução dos seus problemas.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Vasco Miguel, faça favor de concluir, para não ser forcado a retirar-lhe a palavra.

O Orador: - Fui interrompido, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: - Conclua em trinta segundos, Sr. Deputado.

O Orador: - Vou já concluir. Peço, no entanto, a sua benevolência, porque, sistematicamente, tenho sido interrompido por aqueles senhores, que nada têm a ver com isto, nem querem que se resolva absolutamente nada.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, então não pode deixar que o interrompam.
Faça favor de concluir.

O Orador: - Pergunto: na futura agricultura, que todos nós preconizamos, com a participação directa das estruturas e com uma dinâmica regional activa, onde seja valorizada a qualidade e as potencialidades de cada área, qual o destino a dar aos Centros de Estudos de Dois Portos e de Vieira Natividade?
É esta a questão que aqui deixo.

O Sr. Presidente: - Para responder, se assim o desejar, tem a palavra o Sr. Deputado Lino de Carvalho.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Antes de responder, quero agradecer aos Srs. Deputados que me pediram esclarecimentos.
O Sr. Deputado Antunes da Silva, presidente da Comissão de Agricultura e Mar, colocou dois problemas de fundo.
Disse, em primeiro lugar, que o que aqui se tratava era de um despique entre os partidos da oposição. Sr. Deputado, como sabe, há muito que o PCP e, recentemente, o PS têm vindo a levantar os problemas da agricultura portuguesa, a gravidade que assumem e as consequências catastróficas, que estão bem presentes na realidade nacional.
Há convergência entre os dois partidos...

O Sr. Antunes da Silva (PSD): - Dá-me licença que o interrompa?