O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

496 I SÉRIE - NÚMERO 15

O País, felizmente, avançou e cresceu, evoluiu e desenvolveu-se. Os portugueses, felizmente, não perderam a confiança em si próprios, no seu valor e potencialidades, na sua energia criadora, na sua capacidade de desafiar os problemas e de os vencer.
Portugal renovou e reforçou o orgulho em si próprio, o orgulho na sua identidade e na sua história, o orgulho na sua Pátria, o orgulho nos seus valores, o orgulho na sua matriz cultural, moral e social.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Hoje, como há um ou oito anos atrás, as vossas críticas, como as dos
vossos antecessores, estimulam a nossa vontade, reforçam nossa coragem, incentivam nosso projecto, renovam e mobilizam a nossa ideia de um Portugal moderno, de uma sociedade mais forte, mais pujante e mais solidária.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Hoje, con o há oito anos, a minha insatisfação continua grande.

Vozes do PS e do PCP: - E a nossa também!

O Orador: - É a insatisfação legítima e saudável de quem quer mais, de, quem ambiciona melhor e de quem sabe ser possível fazer ainda mais e melhor. É insatisfação de quem não se resigna às dificuldades, de quem não se acomoda às situações, de quem ser te que o exercício do poder é um serviço ao país, à nação à sociedade.

Aplausos do PSD.

E por isso que vou continuar a lutar, num combate político sério e democrático,
empenhado mas leal, para que os Srs. Deputados da oposição, tal como os vossos antecessores, voltem a falhar nas conclusões.

Aplausos do PSD.

Travá-lo-ei, em 1994 e amo nos anos anteriores, com humildade política mas com profunda convicção, sem triunfalismos mas com grande firmeza de propósitos, com muito trabalho e sobretudo com autoridade moral e política de quem tem sentido a renovação e o reforço da legitimidade política e popular livremente sufragada pelos portugueses. É um combate político estimulante, por Portugal, pelos portugueses, pelo futuro do nosso país. É esta a razão da minha luta

Aplausos do PSD, de pé.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, está encerrado o debate conjunto, na generalidade, das propostas de lei n.ºs 79 e 80/VI, referentes, respectivamente, às Grandes Opções do Plano e ao Orçamento do Estado para 1994.
Vamos, de acordo com a ordem do dia, passar à sua votação, também na generalidade, começando pela proposta de lei n.º 79/VI - Grandes Opções do Plano para 1994.

Submetida à votação, foi aprovada, com votos a favor do PSD, votos contra do PS, do PCP, do CDS-PP, de Os Verdes, dos Deputados independentes João Corregedor da Fonseca e Mário Tomé e a abstenção do PSN.

Srs. Deputados, vamos votar a proposta de lei n.º 80/VI - Orçamento do Estado para 1994.

Submetida à votação, foi aprovada, com votos a favor do PSD e votos contra do PS, do PCP, do CDS-PP, de Os Verdes, do PSN e dos Deputados independentes João Corregedor da Fonseca e Mário Tomé.

Srs. Deputados, amanhã começam os trabalhos de debate na especialidade das matérias que acabámos de aprovar. O Plenário voltará a reunir no próximo dia 29 de Novembro, às 10 e às 15 horas, para discussão e votação, na especialidade, destas propostas de lei que acabam de ser aprovadas.
Srs. Deputados, está encerrada a sessão.

Eram 17 horas e 40 minutos.

Entraram durante a sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Social-Democrata (PSD):

Adão José Fonseca Silva.
António Germano Fernandes de Sá e Abreu.
João Alberto Granja dos Santos Silva.
Miguel Bento Martins da Costa de Macedo e Silva.

Partido Socialista (PS):

António José Martins Seguro.
António Poppe Lopes Cardoso.

Faltaram à sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Social-Democrata (PSD):

Alípio Barrosa Pereira Dias.
João do Lago de Vasconcelos Mota.
Maria Manuela Aguiar Dias Moreira.
Telmo José Moreno.

Partido Socialista (PS):

António José Borrani Crisóstomo Teixeira.
Carlos Manuel Natividade da Costa Candal.
Elisa Maria Ramos Damião.
João António Gomes Proença.
João Rui Gaspar de Almeida.
Joaquim Dias da Silva Pinto.

Partido Comunista Português (PCP):

Carlos Alberto do Vale Gomes Carvalhas.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.