O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2140 I SÉRIE -NÚMERO 65

problemas das suas famílias, embora não recebam qualquer apoio do Estado e embora muitas dessas famílias estejam cada vez mais condenadas a não ter nenhuma fonte de rendimento legal, gigantes, sim, enquanto técnicos e cientistas, porque investigam apesar de não haver neste país política científica nem verbas suficientes para a ciência e para a investigação, que são indispensáveis para qualquer desenvolvimento,...

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - ... gigantes, de facto, na medida em que, sem qualquer enquadramento estrutural no sentido da modernização, apesar de tudo, modernizam as suas empresas e as estruturas produtivas deste país.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Agora vendedor ambulante é quem aqui veio há dois anos dizer uma coisa e veio hoje aqui dizer o contrário.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Nós, felizmente, como os Srs. Deputados do PSD reconhecem, o que dizemos hoje pode ser exactamente igual ao que dizíamos há dois anos.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - E isso acontece por uma razão muito simples: tínhamos razão, somos sérios, somos rigorosos e não andamos, como os senhores, apenas com a mira de manter o poder a todo o preço, inventando ciclos económicos de acordo com o ciclo eleitoral, subordinando tudo aos interesses do PSD e sacrificando tudo- o País, os portugueses, os empresários e os trabalhadores - só para que o PSD possa ganhar eleições e manter clientela.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Para fazer uma interpelação à Mesa, e apenas para esse efeito, tem a palavra o Sr. Deputado Rui Carp.

O Sr. Rui Carp (PSD): - Sr. Presidente, se V. Ex.ª consentir, pretendo entregar à Mesa, para ser fotocopiado,...

O Sr. Ferro Rodrigues (PS): - É outro recorte!

O Orador: - ... um relatório - Observatório de expectativas empresariais sobre conjuntura - da responsabilidade do CISEP, que é um organismo a que estão ligados economistas ilustres, como, por exemplo, o Professor Vítor Constando e o Professor Brandão de Brito. É que nesse relatório, a dada altura, revela-se que já se começou a recuperar na economia portuguesa, além das próprias expectativas.
Assim, se a Mesa pudesse distribuir essa fotocópia pelas bancadas,...

O Sr. José Lello (PS):- Isso é alguma nota oficiosa?

O Orador: - ... poderia, de algum modo, preencher a lacuna da falta total de respostas que o Sr. Deputado
António Guterres aqui demonstrou, quer para as minhas perguntas, quer para as perguntas do Sr. Deputado Álvaro Barreto. O Sr. Deputado António Guterres fez uma mistificação, perdeu o debate e, agora, quer tentar recuperar.

Protestos do PS.

O Sr. Presidente: - Também para fazer uma interpelação à Mesa, tem a palavra o Sr. Deputado António Guterres.

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente, quero apenas anunciar que vou entregar na Mesa um recorte de jornal com declarações de um eminente economista do PSD, onde se diz, expressamente, que vamos pagar caro todos os erros na economia e que, dentro de cinco anos, Portugal vai pagar caro o preço de possuir hoje um modelo económico que se revela decadente e incapaz de concorrer no mercado externo.

Aplausos do PS.

O Sr. Rui Carp (PSD): - É o João Salgueiro!

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, com tanto trabalho de distribuição, peco-lhes que façam essa permuta entre vós.

Inscreveram-se, para pedir esclarecimentos...

O Sr. Rui Carp (PSD): - Sr. Presidente, dá-me licença que use da palavra?

O Sr. Presidente: - Para que efeito, Sr. Deputado?

O Sr. Rui Carp (PSD): - Sr. Presidente, em face da interpelação feita pelo Sr. Deputado António Guterres, gostava de dizer que, se o economista do PSD, que citou, é o Sr. Dr. João Salgueiro, ele também foi referido pelo Sr. Ministro Eduardo Catroga, quando falou na política de 1981 a 1983.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Para uma última observação sobre este episódio, tem a palavra o Sr. Deputado António Guterres.

O Sr. António Guterres (PS): - Sr. Presidente, quero apenas dizer que também vou entregar na Mesa um recorte do Economist, jornal conservador inglês, onde se verifica que Portugal, de 1990 a 1993, foi o país com maior quebra de produção industrial, no âmbito dos países da OCDE.

Aplausos do PS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, apoiando toda a cooperação que VV. Ex.ªs revelam, peco-vos que façam esse trabalho e enviem esses documentos a cada uma das bancadas, libertando a Mesa dessa tarefa.
Inscreveram-se, para pedir esclarecimentos ao Sr. Ministro das Finanças, os Srs. Deputados Manuel dos Santos, Ferro Rodrigues, Octávio Teixeira, António Campos, Lino de Carvalho e Nogueira de Brito.
Para esse efeito, tem a palavra o Sr. Deputado Manuel dos Santos.