O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE OUTUBRO DE 1998 473

O Orador: - ... e onde há, efectivamente, realizações que V. Ex.ª também não pode negar, em relação à política da proximidade da polícia, da PSP. V. Ex.ª conhece realizações que foram feitas a nível da esquadra na organização de patrulhas, a nível dos meios que a PSP hoje tem e que não tinha. V. Ex.ª não desconhece isso! De qualquer forma, quis revelar aqui essa grande distanciação. E esta era uma das questões que queria colocar-lhe.

Vozes do CDS-PP: - Qual questão?

O Orador: - Mas, Sr. Deputado, sem qualquer intuito provocatório, queria perguntar-lhe o seguinte: V. Ex.ª tem alguma alternativa? Qual é a sua alternativa? Não estou a perguntar qual é a alternativa do CDS-PP nesta fase ou, melhor, do Dr. Portas, mas tenho alguma curiosidade em perceber da sua bancada qual é que é a sua alternativa a esta política que aqui foi apresentada.
Estamos a falar, como V. Ex.ª pode calcular, de um diploma que é estruturante e não de um «diplomazinho» sem significado, como V. Ex.ª já se apercebeu.
Mas tenho outra questão para lhe colocar e que terra ver com o seguinte: tendo escutado a intervenção do Sr. Deputado Carlos Encarnação - que neste momento já está a começar a ficar nervoso porque já percebeu que vamos lá, já percebeu, é quase automático! -,...

Risos do PS.

O Sr. Luís Queiró (CDS-PP): - Sr. Deputado, despache-se, olhe o tempo!

O Orador: - ... e, Sr. Deputado Jorge Ferreira, acredite que isto também não constitui qualquer provocação relativamente a V. Ex.ª, mas com certeza ouviu a intervenção do Sr. Deputado Carlos Encarnação - enfim, uma intervenção fervorosamente militarista, porque foi-o, de facto -, mas eu pergunto-lhe, Sr. Deputado Jorge Ferreira, deste «casamento»...

Vozes do PCP: - Casamento não, união de facto!

O Orador: - ... ou união de facto - o tempo o dirá, se a união de facto significa mais qualquer coisa... -, mas, Sr. Deputado, o que é que resulta da sua intervenção, em termos de alternativa, com a intervenção do Sr. Deputado Carlos Encarnação?

O Sr. Presidente: - Peço-lhe que termine, Sr. Deputado.

O Orador: - Eu termino já, Sr. Presidente.
A minha resposta, sem ouvir a sua é que isso seria um perfeito monstro, mas, de qualquer forma, fico curioso pela sua resposta.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Sr. Presidente: - Tem a palavra para responder o Sr. Deputado Jorge Ferreira.

O Sr. Jorge Ferreira (CDS-PP): - Sr. Presidente, tenho as maiores dificuldades em responder a uma intervenção deste tipo.

Risos.

E tenho dificuldade por uma razão muito simples - de resto, o riso da bancada do PS demonstra a sua distância da realidade -, que não tem a ver com as razões que os Srs. Deputados socialistas imaginam: é, sim, porque era suposto ser um pedido de esclarecimento e o Sr. Deputado só deu respostas. Não falou certamente para me ouvir, falou certamente para se ouvir!

O Sr. Nuno Baltazar Mendes (PS): - Não, eu fiz-lhe perguntas!

O Orador: - Assim, uma vez que estamos aqui a fazer um. debate com o Governo e eu não obtenho do Governo as respostas às perguntas que faço, verifico agora que há um Deputado «da maioria» que me dá respostas e me pede as perguntas... Deve haver uma falta de coordenação total entre o vosso grupo parlamentar e o Governo. Os senhores entendam-se!
Relativamente a um aspecto que eu percebi logo que era provocatório quando V. Ex.ª disse que não era - e porque com os membros do PS temos de raciocinar assim, é sempre tudo ao contrário -, relativamente aos casamentos e às uniões de facto remeto-o para o Sr. Deputado Sérgio Sousa Pinto, ele é que é o especialista.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, antes de dar por encerrados os trabalhos, lembro que a Câmara volta a reunir amanhã, pelas 10 horas, com uma sessão de perguntas ao Governo.
Srs. Deputados, está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 45 minutos.

Faltaram à sessão os seguintes Srs. Deputados:

Partido Socialista (PS):

António Bento da Silva Galamba.
Fernando Alberto pereira Marques.
Mário Manuel Videira Lopes.
Raúl d'Assunção Pimenta Rêgo.
Rui Manuel dos Santos Namorado.

Partido Social Democrata (PSD):

António Manuel Taveira da Silva.
Guilherme Henrique Valente Rodrigues da Silva.
João Álvaro Poças Santos. José Augusto Gama.
Maria Manuela Aguiar Dias Moreira.

Partido Comunista Português (PCP):

Carlos Alberto do Vale Gomes Carvalhas.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL.