O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0741 | I Série - Número 015 | 23 de Outubro de 2003

 

mais um quilo do que aquilo que já existia. Chamam a isto vitória?! Chamam a isto ganho?!

Vozes do PSD: - Não somos nós, são os comentadores, são os analistas, menos os do PS!

O Orador: - De certeza, Sr. Deputado, se ganho houve, foi o da recuperação de um erro.

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado, o seu tempo esgotou-se. Tenha a bondade de concluir.

O Orador: - Termino, Sr. Presidente.
Acontece que o erro foi do PSD…

Vozes do PSD: - Do PS!

O Orador: - … e o ganho, se ganho houve, é de todos os açorianos. Se deveríamos estar contentes, estamos, por se ter conseguido isso, mas não venham falar em vitória, venham falar em correcção de um erro que, despudoradamente, cometeram!

Aplausos do PS.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Grande confusão!

O Sr. Presidente: - Sr. Deputado Joaquim Ponte, se quer responder isoladamente aos pedidos de esclarecimento, está no seu direito, mas previno-o, uma vez mais, de que há oradores que irão ficar sem usar da palavra hoje.

O Sr. Joaquim Ponte (PSD): - Então, Sr. Presidente, respondo no fim.

O Sr. Presidente: - Sendo assim, tem a palavra o Sr. Deputado Herculano Gonçalves para pedir esclarecimentos.

O Sr. Herculano Gonçalves (CDS-PP): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Joaquim Ponte, começo por cumprimentá-lo e saudá-lo pela intervenção que, hoje, nos trouxe aqui, a esta Assembleia.

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Muito bem!

O Orador: - E quero sublinhar a importância para a agricultura portuguesa dos temas que falou, nomeadamente a agropecuária e as pescas.
Falando de quotas leiteiras, já foi bem reafirmado que o aumento conseguido pelo anterior governo foi "zero". Este Governo, felizmente, teve a oportunidade de conseguir rectificar essa situação e, em face disso, pergunto-lhe duas coisas.
Primeiro, parece-lhe que os resultados obtidos resolvem, ou não, os problemas do País, nomeadamente dos Açores, região pela qual o Sr. Deputado Joaquim Ponte foi eleito?
Segundo, atendendo à ultraperiferia, é, ou não, possível irmos mais longe neste tema?
Para terminar, aproveito a oportunidade para dizer que, em meu entender, estas negociações foram uma excelente vitória para o Sr. Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas,…

Vozes do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - … bem como para o Governo de Portugal.

Aplausos do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Joaquim Ponte. Dispõe do tempo máximo de 5 minutos.

O Sr. Joaquim Ponte (PSD): - Sr. Presidente, Sr. Deputado Luiz Fagundes Duarte, eu também entendo que todos ganhámos com os acordos a que chegaram. Entendo que Portugal ganhou; entendo que os Açores ganharam, mas não posso deixar de aqui salientar que este ganho se deveu a uma convicção e a um empenho forte do Primeiro-Ministro de Portugal, a uma convicção forte do Ministro da Agricultura,