O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0740 | I Série - Número 015 | 23 de Outubro de 2003

 

como se viu, chama "a vitória das quotas leiteiras".

Vozes do PS: - Exactamente!

O Orador: - É natural que assim façam, Sr. Deputado, porque o PSD, ao proceder assim, fá-lo integrado numa estratégia de pré-campanha para as eleições regionais de 2004, razão esta que, na óptica do PSD, tudo justifica, mesmo a mentira e o faz-de-conta.
O que não é natural é que o PSD, no seu afã de se "pôr em bicos de pés" para aparecer na fotografia açoriana, venha reivindicar como vitória aquilo que mais não é, e isto já foi dito, mas repito, do que a reposição de valores que já existiam…

O Sr. Joaquim Ponte (PSD): - Não, não!

O Orador: - … e que foram conquistados pelo governo do PS e que o PSD, digam o que disserem, deixou cair.
O que agora temos, Sr. Deputado, é a correcção de um erro, e o erro foi do governo do PSD. E essa correcção, se quisermos ser honestos, deve-se ao trabalho do Governo Regional dos Açores em colaboração, é verdade, com o actual Governo da República - por que não? -, pois estamos a tratar de assuntos nacionais, mas é uma correcção, como também já foi dito, para zero. Ou seja, os senhores conseguiram agora aquilo que o PS já conseguira, e ponto final.

Vozes do PS: - Exactamente!

Protestos do PSD.

O Orador: - Sr. Deputado, sejamos sérios: o que, agora, se obteve…

Protestos do PSD e contraprotestos do PS.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados, por favor, têm de deixar falar o orador, a ver se chegamos rapidamente ao fim do nosso período de antes da ordem do dia.

O Orador: - Cantar vitória, Sr. Deputado, para daí retirar dividendos político-partidários com base num trabalho que é de todos, é ridículo. E os lavradores açorianos, a quem o senhor, há pouco, se referiu como "interesses locais", sabem muito bem que esse trabalho foi feito em colaboração com eles e que este acordo é bom, na medida em que corrige um erro, mas é mau,…

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Como é que é possível ser bom e mau?!

O Orador: - … na medida em que não acrescenta, nem mais um quilo, àquilo que já existia.

O Sr. Guilherme Silva (PSD): - Só à socialista!

O Orador: - Sr. Deputado, cantar vitória, assim, é ridículo, mas também são ridículos aqueles cartazes, com que os senhores estão a conspurcar a paisagem das nossas ilhas, onde se diz: quotas/ganhámos!
Sr. Deputado, "ganhámos" o quê? Ganhou quem?

Vozes do PSD: - Os açorianos! A região!

O Orador: - Antes, havia um regime de excepção, a vigorar até 2003, que os senhores não tiveram peso negocial para renovar.

Vozes do PS: - Muito bem!

O Orador: - Isto é verdade, provem-no!

Vozes do PS: -Exactamente!

O Orador: - Agora, conseguiram-no - é verdade! -, mas, volto a repetir pela terceira vez, sem