O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3820 | I Série - Número 070 | 31 de Março de 2004

 

grupo parlamentar.
O futuro de Viseu está escrito nos seus recursos estratégicos (muitos deles naturais), na sua centralidade e na qualidade dos seus recursos humanos. E se as forças vivas, económicas, políticas e culturais construírem e mantiverem viva uma rede de vontades, o nosso distrito será capaz de alcançar o processo de desenvolvimento sustentado e de ser um pólo de desenvolvimento de toda a vasta região Centro, que merece também ter a sua oportunidade.

Aplausos e do CDS-PP e do PSD.

O Sr. Presidente: - Inscreveram-se três Srs. Deputados para solicitar esclarecimentos ao Orador.
Em primeiro lugar, tem a palavra o Sr. Deputado Almeida Henriques.

O Sr. Almeida Henriques (PSD): - Sr. Presidente, gostava de começar por cumprimentar o Sr. Deputado Miguel Anacoreta Correia pela oportunidade da intervenção que aqui trouxe acerca de Viseu e também o Grupo Parlamentar do CDS-PP pela visita oportuna que fez e onde teve a oportunidade de constatar a dinâmica daquela região.
É um facto que Viseu, mesmo em momentos em que o poder político não apostava na região, soube ter a capacidade para dar a volta por si e soube ter uma sociedade civil forte que puxou pela economia e pelo desenvolvimento.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - A verdade é que hoje, para além de ter esse mesmo tecido empresarial com dinâmica (como aqui foi bem realçado pelo Sr. Deputado), ao contrário do que acontecia no passado, também tem uma política e concertação entre as pessoas. No passado, assistíamos muitas vezes a um passear de uma só pessoa que, aos fins-de-semana, anunciava as medidas que o governo iria tomar na semana seguinte… Hoje, assistimos a um grupo de Deputados que, juntamente com os presidentes de câmara e com toda a sociedade civil, remam no mesmo sentido, que têm uma estratégia e uma ideia para Viseu.

Vozes do PSD e do CDS-PP: - Muito bem!

O Orador: - Esta é uma grande diferença que existe entre o presente e o passado!!
Por outro lado, tal como o Sr. Deputado realçou - e muito bem! - na sua intervenção, queremos que Viseu seja, de uma vez por todas, o tal distrito do interior que ultrapassou a sua própria interioridade e que começa a ter os mesmos indicadores de distrito do litoral. Estamos a consegui-lo, com o trabalho de todos!
Efectivamente, este Governo tem apostado nesta região no sentido de acabar com a situação que existia de sermos a única capital de distrito que não era servida por qualquer auto-estrada - se Deus quiser, até ao final desta legislatura, Viseu será claramente uma região bem servida ao nível das acessibilidades.
Viseu é uma região que tem uma ideia para o seu desenvolvimento. Ainda recentemente, foi aprovado o projecto "Viseu Digital" no valor de 15 milhões de euros, que é considerado, neste momento, um dos projectos modelo ao nível da inovação e da informação em Viseu. Se no passado este modelo não avançou foi porque às vezes determinadas vontades egoístas se sobrepuseram àquilo que era, efectivamente, a vontade do colectivo.

Vozes do PSD: - Muito bem!

O Orador: - Portanto, sabemos para onde queremos ir, qual é o modelo que queremos seguir e queremos, efectivamente, ser uma região que aposta na inovação, que tem capacidade para absorver o investimento e para qualificar os seus recursos no sentido de ser uma região de "primeira divisão", ao contrário daquilo que, no passado, parecia ser a sua fatalidade.
Nessa medida, gostava de colocar duas questões ao Sr. Deputado Miguel Anacoreta Correia.
Por um lado, gostava de saber qual é a sua ideia de desenvolvimento, porque estamos fartos de "listas telefónicas"… - expressão que foi utilizada por V. Ex.ª num debate aqui nesta Parlamento. De facto, não queremos "listas telefónicas" mas uma ideia para o desenvolvimento.
Por outro lado, gostava também de perguntar ao Sr. Deputado como é que vê a oportunidade de combatermos cada vez mais a forte assimetria que temos dentro da própria região de Viseu entre aquilo que é a falta de desenvolvimento do Norte e aquilo que é o franco desenvolvimento do Sul.