O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4535 | I Série - Número 083 | 03 de Maio de 2004

 

O Sr. José Magalhães (PS) - É demasiado primário!

O Orador: - Ora, o Partido Socialista, quando assume este tipo de atitude por questões de tacticismo político-partidário, tem de ter a consciência que se coloca objectivamente contra Portugal e contra os portugueses.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O PS fica triste quando Portugal ganha, regozija-se quando Portugal perde.

O Sr. José Magalhães (PS): - Esse discurso é do passado!

O Orador: - De tal forma assim é que não se trata apenas do grave facto de ter votado contra o voto de congratulação que apresentámos na sessão de ontem e cuja conclusão o Sr. Primeiro-Ministro acabou de ler. Pior do que isso: os senhores apresentaram nesta Câmara um voto de protesto pelo facto de a União Europeia ter levantado o processo que pendia contra Portugal.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Risos do Deputado do PS António José Seguro.

Felizmente, V. Ex.ª, Sr. Primeiro-Ministro, faz a diferença.
Em breve, vamos ter eleições para o Parlamento Europeu. Será uma boa oportunidade para os portugueses avaliarem este tipo de comportamento do Partido Socialista em relação à Europa. Vamos ter em confronto a lista dos que irão cabular para o Parlamento Europeu e a dos alunos aplicados que irão bater-se pelos interesses de Portugal naquele Parlamento.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Sr. Primeiro-Ministro, continue por este caminho. Mantenha essa diferença. Não se preocupe com questões de táctica política de ocasião. Mantenha este rumo estratégico para Portugal na Europa.
Mas, Sr. Primeiro-Ministro, quero colocar-lhe uma questão.

Vozes do PS: - Ah!

O Orador: - Amanhã será um grande dia de festa para a Europa e, por isso, também um grande dia festa para Portugal, festa a que nos associámos desde a primeira hora porque sempre estivemos do lado dos que defendiam este alargamento. A Europa enriquece-se com estes novos Estado que a ela aderem agora.
No entanto, a verdade é que o centro de gravidade da Europa deslocou-se mais para leste. Assim, pergunto-lhe o que pensa da nossa economia e das nossas empresas face a este novo desafio que é o alargamento e, ainda, o que pensa em relação à questão da competitividade que vai implicar esta oportunidade que assim é trazida para a economia e as empresas portuguesas.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - Para responder, tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.

O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Guilherme Silva, muito obrigado pelas suas palavras.
De facto, é extraordinário o desconforto do Partido Socialista face a este resultado nacional.
A questão é esta: existiu ou não um processo contra Portugal por incumprimento dos objectivos do Pacto de Estabilidade?

O Sr. António José Seguro (PS): - Por sua iniciativa!

O Orador: - Foi ou não levantado o processo contra Portugal? Tal é ou não bom para Portugal?