O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4540 | I Série - Número 083 | 03 de Maio de 2004

 

Socialista. VV. Ex.as transformam o ressentimento contra o Governo num ressentimento contra o País e, assim, o País não reconhece em vós capacidade para o liderar.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Mas foram também estes resultados que permitiram garantir outros. Anunciámos metas ambiciosas, para Portugal, porque sabíamos que íamos conseguir superar a crise orçamental de 2001. Foi por isso que pudemos, pela primeira vez, fazer alguma justiça aos ex-combatentes que serviram Portugal e honraram a nossa bandeira durante outro período da nossa História. É por isso também que podemos agora anunciar que para o ano já haverá aumento para os funcionários públicos,...

Vozes do PS: - Quanto?

O Orador: - … o qual não foi permitido durante estes dois anos por causa da crise orçamental que VV. Ex.as nos deixaram.

Aplausos do PDS e do CDS-PP.

Ou alguém pensa que um governo ou um primeiro-ministro pede sacrifícios aos portugueses por algum prazer?!

O Sr. José Junqueiro (PS): - Pensamos!

O Orador: - Alguém pensa que um primeiro-ministro ou um governo pede sacrifícios aos funcionários públicos porque têm alguma satisfação nisso? Se o fizemos, por que razão é que foi?

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - Pela recessão!

O Orador: - Porque encontrámos uma situação difícil! Se a situação estivesse bem não era necessário passar por estes sacrifícios.
É por isso que reafirmo aqui que para o ano vamos aumentar os funcionários públicos.

Vozes do PS: - Quanto?

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - Para o ano, para o ano…É sempre para o ano!

O Orador: - Vamos continuar com a convergência das pensões mais baixas com o salário mínimo nacional,…

O Sr. Eduardo Ferro Rodrigues (PS): - Baixam o salário mínimo!

O Orador: - … e vamos continuar com a trajectória de descer os impostos, porque é essencial para a competitividade da nossa economia.
Eis um objectivo que deveria encher de alegria todos aqueles que querem o bem-estar dos portugueses, dos funcionários públicos e da nossa economia.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

O Sr. Presidente: - O Sr. Deputado Telmo Correia informou a Mesa que não deseja replicar, pelo que, para formular a sua pergunta ao Sr. Primeiro-Ministro, tem a palavra o Sr. Deputado Carlos Carvalhas.

O Sr. Carlos Carvalhas (PCP): - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Primeiro-Ministro, o Dr. Durão Barroso tem estado no seu melhor, no melhor do seu MRPP e no melhor da sua demagogia.

Risos do PCP.

Ainda agora falou que, pelo levantamento do procedimento, se podem aumentar, no próximo ano, os funcionários públicos e que vai aumentar as reformas.