O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

4807 | I Série - Número 088 | 14 de Maio de 2004

 

Vozes do PS: - Muito bem!

Protestos do PSD.

O Orador: - … e o Eng.º Guterres, porque essas obras que os senhores concluíram estavam praticamente executadas quando tomaram posse.
Sr. Deputado, não lhe ficaria mal referir aqui aqueles que foram decisivos para a construção de Alqueva. Isso só lhe ficaria bem!

Aplausos do PS.

A Sr.ª Presidente (Leonor Beleza): - Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Raimundo.

O Sr. Miguel Raimundo (PSD): - Sr.ª Presidente, Sr. Deputado Luís Miranda, é sempre com gosto que ouço as questões que gosta de colocar quanto a estes assuntos do Alentejo, mas deixe-me que lhe diga que talvez tenha andado entretido a tirar fotografias aos chaparros e se tenha esquecido de algumas outras coisas.

Risos do PSD.

O Sr. José Magalhães (PS): - Onde está o aeroporto?

O Orador: - Sr. Deputado, quero lembrar-lhe que a importantíssima deliberação de construir o Alqueva data de 1993 e ficou a dever-se ao XII Governo Constitucional, presidido pelo Prof. Cavaco Silva.

Aplausos do PSD.

Risos do PS.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Essa agora!

O Orador: - Foi este Governo que fez com que os mitos sobre Alqueva caíssem. A meu ver, para o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, 2004 é o ano da queda dos mitos.
O primeiro mito era o de que Alqueva não seria construído. Hoje aí está a barragem, é uma realidade.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Exactamente!

O Orador: - O segundo mito era o de que não haveria água para encher Alqueva. Dois anos depois do fecho das comportas, está a 80% da capacidade total.
Dizia-se que os agricultores não iriam utilizar a água para regar.

O Sr. Afonso Candal (PS): - Quem dizia isso?

O Orador: - Em 15 de Março de 2004 ficou operacional a Infra-estrutura 12, correspondendo a 5900 ha e, um mês depois, mais de 25% dessa área está a ser regada.
Dizia-se também que Alqueva não serviria para nada, mas já produz energia eléctrica e há já projectos turísticos apresentados.

O Sr. Luís Miranda (PS): - Mas quem é que dizia isso?!

O Orador: - Seria bom lembrarmos o que o Sr. Deputado disse sobre as avarias.

O Sr. Luís Miranda (PS): - As deficiências!

O Orador: - Há um estudo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que posso facultar-lhe, em que se refere de quem é a responsabilidade das avarias do Perímetro 12. Sr. Deputado, faculto-lhe esse estudo para ver a quem se atribuem essas avarias!