O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5021 | I Série - Número 091 | 27 de Maio de 2004

 

Portas enquanto candidatos nas ultima eleições.
Por isso, Sr. Primeiro-Ministro, honre as promessas, assuma as responsabilidades!

Aplausos do PCP.

O Sr. Presidente: - Tem a palavra, para responder, o Sr. Primeiro-Ministro.

A Sr.ª Luísa Mesquita (PCP): - Explique-se, Sr. Primeiro-Ministro!

O Sr. Honório Novo (PCP): - Peça desculpa!

O Sr. Luís Marques Guedes (PSD): - Quem tem de pedir desculpa é o PCP!

O Sr. Primeiro-Ministro: - Sr. Presidente, Sr. Deputado Carlos Carvalhas, o Partido Comunista, nomeadamente nesta Assembleia, fala constantemente das questões de ciência e investigação,…

O Sr. Honório Novo (PCP): - Em vez de olhar em frente, olhe para nós, Sr. Primeiro-Ministro!

O Orador: - … mas quando o Primeiro-Ministro traz esse tema aqui, à Assembleia da República,…

Vozes do PCP: - Olhe para nós, Sr. Primeiro-Ministro!

O Orador: - … V. Ex.ª não diz uma única palavra sobre ciência e investigação.
Os Srs. Deputados da Comissão de Educação, Ciência e Cultura aqui presentes devem estar muito embaraçados com a falta de respeito que V. Ex.ª mostrou pela comunidade científica portuguesa ao não dedicar um segundo da sua intervenção a essa comunidade.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Em relação à questão que coloca, vamos ser claros, Sr. Deputado Carlos Carvalhas: não tenho a menor dificuldade - pelo contrário, tenho todo o gosto - em manifestar aqui, nesta Assembleia da República, o meu profundo respeito pela história do Partido Comunista Português na luta pela instauração da democracia em Portugal e por todos aqueles que, com grande sacrifício, lutaram pelo derrube do anterior regime em nome do Partido Comunista Português. Não confundo as coisas!
Porém, com a mesma sinceridade lhe digo, Sr. Deputado Carlos Carvalhas - e deixemo-nos de formalismos -, que a Intersindical é um braço sindical do Partido Comunista, que não há, na realidade, qualquer autonomia da Intersindical em relação ao Partido Comunista e que a Intersindical está apostada em levar a cabo a estratégia do Partido Comunista.

Aplausos do PSD e do CDS-PP.

Enquanto a União Geral dos Trabalhadores, onde há militantes do Partido Socialista, do PSD e de outros partidos, em muitas ocasiões já demonstrou a sua autonomia em relação aos partidos políticos - e há, por exemplo, sindicatos dirigidos por militantes do PSD que são dos mais exigentes em relação ao Governo -,…

Risos do PCP.

… até hoje, nunca vimos um caso em que a Intersindical se demarcasse do Partido Comunista ou o Partido Comunista da Intersindical . V. Ex.ª teria hoje, aqui - ainda tem, na réplica -, a oportunidade de dizer que se demarca destes protestos marcados, precisamente, para a altura do Euro 2004. Podia dizer, pelo menos, que discorda da oportunidade. Dou-lhe essa oportunidade, Sr. Deputado!

Risos do PSD e do CDS-PP.

Mas V. Ex.ª não faz isso.

O Sr. Bruno Dias (PCP): - Primeiro, o Governo que cumpra a lei!