0044 | I Série - Número 009 | 07 de Outubro de 2006
Pergunto: como é que vai ser com o metropolitano da margem sul, por exemplo? Ou como vai ser com a expansão da rede do Metro do Porto? As respostas a estas perguntas é que o Governo hoje nos deveria dar, tal como deveria falar-nos das perspectivas do futuro. Com certeza que os cidadãos de Lisboa e do Porto vão continuar a ser prejudicados, porque a promessa do Governo deveria ter sido cumprida… - há-de ser cumprida um dia destes, quando o Sr. Ministro nos der o prazer de vir anunciar, num power point, que, afinal, nesse dia, vamos ter uma decisão.
Aplausos do PSD.
O Sr. Presidente: - Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Deputado Miguel Coelho.
O Sr. Miguel Coelho (PS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: De um assunto sério e oportuno, colocado pelo Partido Comunista Português, podermos iniciar ou continuar o debate sobre as autoridades metropolitanas, com, naturalmente, visões (e ainda bem que o é) diferentes que se podem ter à partida sobre o modelo de autoridades metropolitanas que queremos ter, caímos rapidamente numa consonância, que não é estranha, porque se verifica a outros níveis, entre o PCP e o PSD na crítica fácil ao Governo, que, por acaso, é do Partido Socialista, dizendo-se as coisas mais espantosas, que não correspondem à realidade.
O Partido Socialista rejeita esta visão catastrófica que se quer fazer da qualidade dos nossos transportes públicos.
O Sr. José Soeiro (PCP): - Vá frequentá-los, Sr. Deputado! Depois, dir-me-á!
O Orador: - Já temos bons transportes públicos a operar na Área Metropolitana de Lisboa - naturalmente, nem todos -, fruto de muitas políticas de governos anteriores, nomeadamente do Partido Socialista, com o objectivo da sua modernização.
A Sr.ª Helena Terra (PS): - Muito bem!
O Sr. José Soeiro (PCP): - Vá frequentá-los, Sr. Deputado!
O Orador: - E, Sr. Deputado José Soeiro, ao fazer-se o discurso de que os nossos transportes públicos são a coisa mais horrorosa que existe,…
O Sr. José Soeiro (PCP): - Vá experimentá-los nas horas de ponta!
O Orador: - … estamos aqui a favorecer e a promover o transporte individual.
O Sr. José Soeiro (PCP): - Frequente-os nas horas de ponta!
O Orador: - Precisamente por isso, porque, ao fazer este discurso, as pessoas pegam no seu carro e entopem ainda mais as ruas nas horas de ponta.
Protestos do PCP.
É verdade, Srs. Deputados.
O Sr. Presidente: - Peço-lhe que conclua, Sr. Deputado.
O Orador: - Aquilo que quero dizer aos Srs. Deputados e em particular aos Srs. Deputados do PSD é que, em três anos, os senhores implementaram um modelo virtual de autoridades metropolitanas - apenas virtual.
O Sr. Luís Rodrigues (PSD): - Fizemos alguma coisa! O PS nunca fez nada!
O Orador: - Este Governo vai implementar uma autoridade metropolitana quando tiver de a implementar. Este mês ainda, o Governo anunciará propostas muito concretas sobre esta matéria, nas quais não ficará dependente a negociação ano a ano do passe social, que foi o que herdámos dos senhores. Não havia passe social quando os senhores saíram do governo…
Vozes do PSD: - Havia sim!