O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | I Série - Número: 044 | 2 de Fevereiro de 2007

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Muito bem!

O Orador: — Mas agora não! Agora temos uma nova fase, temos a fase em que, perante críticas, o Ministro da Economia vem acusar os outros de «falta de inteligência»… Mas também convém que estejamos em presença daquilo que realmente foi dito. E, a creditar nas transcrições da nossa imprensa, o Sr. Ministro Manuel Pinho quis recordar um político em Portugal que dizia «É a primeira vez que cá estou desde a última vez em que cá estive!»,…

Risos do PSD, do PCP e do CDS-PP.

… porque disse o seguinte: «Estou muito feliz por estar na China. É a segunda vez que cá venho,…

O Sr. Pedro Mota Soares (CDS-PP): — Depois da primeira!

O Orador: — … desde que aqui estive há 15 anos, no sul».

Risos do PSD, do PCP e do CDS-PP.

Portanto, desde a última vez.
«Está tudo muito melhor e muito diferente. Fizemos uma longa viagem de 12 horas…» — é uma informação relevante para os empresários chineses — «… e chegámos todos muito fatigados».

Risos do PSD, do PCP e do CDS-PP.

Outra informação muitíssimo relevante.
«Mas, quando vínhamos do aeroporto para o hotel, reparei na avenida e pensei que era a Madison Square, em Nova York.

Risos do PSD, do PCP e do CDS-PP.

Depois vi que era mais bonita e mais moderna, por isso estava na China».

Risos do PSD, do PCP e do CDS-PP.

E, depois, continua com os tais cinco argumentos e no terceiro inclui o custo da mão-de-obra.
E eu não sei se é necessária uma mediana inteligência para perceber aquilo que o Sr. Ministro quis trazer para os empresários chineses, mas aquilo que me parecia relevante era que falasse no modelo da inovação, que falasse no famoso Plano Tecnológico e que assumisse a sua posição em relação à forma de existência das relações laborais em Portugal,…

O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Muito bem!

O Orador: — … mas sobre isso o Sr. Ministro guardou «um prudente silêncio».

O Sr. Afonso Candal (PS): — Não é verdade!

O Orador: — E seria necessário maior sentido de Estado nestas visitas, que são importantes — foi importante a visita à Índia e é, com toda a certeza, também importante a visita à China —, mas duvido que elas consigam resistir ao Sr. Ministro da Economia, tenho de dizê-lo com toda a clareza.
E, Sr. Deputado Jorge Machado, será que não vamos estar perante uma situação em que o Sr. Primeiro-Ministro, quando chegar a Portugal, vai ter de dizer «Obviamente, demito-o!»?

Aplausos do CDS-PP.

O Sr. Presidente: — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Jorge Machado.

O Sr. Jorge Machado (PCP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado João Semedo — e peço desculpa por estar de costas —, V. Ex.ª referiu a questão dos direitos humanos. Por várias vezes o PCP afirmou aqui, e podemos reafirmar as vezes que forem necessárias, que defende os direitos humanos em qualquer parte do mundo, seja em que país for. Não temos qualquer problema na defesa intransigente dos direitos humanos.
Quanto aos salários, colocou claramente uma questão que merece um comentário: é que o Sr. Deputa-