19 | I Série - Número: 041 | 31 de Janeiro de 2008
alternativas.
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — V. Ex.ª respondeu: «Demagogo! Irresponsável!».
Hoje, o Primeiro-Ministro de Portugal disse: «Não faremos encerramentos sem garantir alternativas!».
O Sr. Nuno Magalhães (CDS-PP): — Muito bem!
O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — «Demagogo»?! Não era, Sr. Primeiro-Ministro?! «Irresponsável»?! Não era, Sr. Primeiro-Ministro?!
Aplausos do CDS-PP.
Outra pergunta, para que os portugueses vejam utilidade neste debate.
Sr. Primeiro-Ministro, um dos erros, ou aquilo a que a nova Ministra da Saúde chamaria «pouca cautela do Dr. Correia de Campos«» — o Sr. Primeiro-Ministro sabe que ela disse «O Ministro devia ter sido mais cauteloso«? (não sei se tambçm ç irresponsável, não sei se tambçm ç demagogo») — foi o de não ter sido feito o devido cruzamento entre a rede de transportes do INEM e o fecho de serviços de saúde.
Sr. Primeiro-Ministro, compromete-se a completar primeiro a rede de viaturas, sejam as viaturas intermédias, sejam as VMER, do INEM? Mais: quantas viaturas intermédias e quantas VMER possui o INEM, Sr. Primeiro-Ministro?
Vozes do CDS-PP: — Muito bem!
O Sr. Paulo Portas (CDS-PP): — Faço esta pergunta para sabermos o que é necessário e o tempo que vamos ter de esperar para que um encerramento não signifique desamparo das populações.
Aplausos do CDS-PP.
O Sr. Presidente: — Tem a palavra o Sr. Primeiro-Ministro.
O Sr. Primeiro-Ministro: — Sr. Presidente, noto que o Sr. Deputado Paulo Portas não me veio agora perguntar quanto é que custa o pão de leite»
Vozes do PSD e do CDS-PP: — Já sabe!
O Sr. Primeiro-Ministro: — Olhe, Sr. Deputado, respondo afirmativamente à sua pergunta. Vamos completar (e essa será a nossa principal tarefa) essa resposta para os casos de emergência. Vamos reforçar o número de viaturas e de ambulâncias para que a resposta seja melhor e para assim reforçarmos a confiança das pessoas.
Mas sabe por que é que o vamos fazer? Porque durante três anos os senhores não fizeram nada.
Aplausos do PS.
Protestos do CDS-PP.
Por que é que o Sr. Deputado insiste em vir dizer aos portugueses «Vejam como eu me preocupo» e durante os três anos em que esteve no governo não se preocupou com nada disso?!
Protestos do CDS-PP.