O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

54 | I Série - Número: 049 | 16 de Fevereiro de 2008

A Sr.ª Helena Lopes da Costa (PSD): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Considero que estamos hoje aqui perante uma das medidas mais negras tomada por este Governo.

Vozes do PSD: — Muito bem!

A Sr.ª Helena Lopes da Costa (PSD): — Mais uma vez, é uma medida tomada contra os fracos, contra aqueles que mais precisam de ajuda.
Louvo a iniciativa de todos os outros partidos e o facto de o presidente do meu grupo parlamentar ter recebido algumas famílias e de alguns representantes das associações se terem juntado a nós. Esta é uma questão política e trata-se de uma medida negra que vai contra as famílias e contra aqueles que mais precisam de ajuda, contra as pessoas que têm necessidades educativas especiais.

Vozes do PSD: — Muito bem!

A Sr.ª Helena Lopes da Costa (PSD): — Senão, vejamos aquilo que acontece.
Olhando para todos os pais e para os representantes das associações aqui presentes e tendo consciência de que todos sabemos o que pretendemos para os nossos filhos – e, Sr.as e Srs. Deputados do Partido Socialista, nenhum de nós está livre de ter um filho, um neto, com necessidades educativas especiais –, esta questão não nos pode dividir politicamente.

Vozes do PSD: — Muito bem!

A Sr.ª Helena Lopes da Costa (PSD): — Temos de nos unir em torno desta situação, pois todos pretendemos que os nossos filhos, os nossos netos, entrem numa escola normal, numa escola regular. É isto que os pais pretendem. Mas o que está a acontecer, neste momento, é que todas essas crianças fizeram uma tentativa de passar para uma escola regular e essa escola não provou.

O Sr. Pedro Santana Lopes (PSD): — Não tem condições!

A Sr.ª Helena Lopes da Costa (PSD): — E foi exactamente por não ter condições que essas crianças entraram numa escola de educação especial.
Por isso, faço um apelo às Sr.as e Srs. Deputados para que nos entendamos todos, em prol de todos estes jovens que tanto precisam.

Vozes do PSD: — Muito bem!

Protestos do PS.

A Sr.ª Helena Lopes da Costa (PSD): — Neste momento, não estamos aqui a falar numa escola inclusiva, estamos a falar numa segregação de alunos, porque são alunos sem autonomia, são alunos que já passaram pela escola regular, que não serviu, pelo que tiveram de ir para uma escola de ensino especial. E agora estamos novamente a enviá-los para a escola regular.

Vozes do PSD: — Muito bem!

Protestos do PS.

A Sr.ª Helena Lopes da Costa (PSD): — Não podemos continuar com esta demagogia.
Sr.as e Srs. Deputados, não sei o que é que isto representa em termos de poupança, mas sublinho que estamos a falar de seres humanos, de jovens com dificuldades. Por isso, penso que é de uma grande falta de sensibilidade não dar atenção a esta questão.