38 | I Série - Número: 052 | 23 de Fevereiro de 2008
O Sr. Vitalino Canas (PS): — Este texto, mais um, traduz o regresso da retórica da Guerra Fria, dos gloriosos tempos, para vós, da União Soviética e do Pacto de Varsóvia.
Mas, Srs. Deputados do PCP, à medida que os vossos símbolos e referências internacionais se vão esboroando ou desaparecendo da cena internacional por esse mundo fora,…
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E sobre o Kosovo?!
O Sr. Vitalino Canas (PS): — … essa retórica da Guerra Fria, que transpuseram para mais este voto, faz cada vez menos sentido.
O Sr. António Filipe (PCP): — Esta, nem o CDS!
O Sr. Vitalino Canas (PS): — A União Soviética e o Pacto de Varsóvia já não existem.
O Sr. António Filipe (PCP): — É extraordinário!
O Sr. Vitalino Canas (PS): — E mesmo que os Srs. Deputados do PCP possam agora olhar de novo, ansiosamente, para o Kremlin — talvez a ver se o «farol» se acende de novo! —, o certo é que nem a própria Rússia…
O Sr. Bruno Dias (PCP): — Fale do Kosovo!
O Sr. Vitalino Canas (PS): — … subscreveria este vosso voto de protesto sobre o Kosovo.
Vozes do PCP: — Uma vergonha!
O Sr. Vitalino Canas (PS): — Srs. Deputados, certamente todos nós sentimos um grande desconforto em relação ao caminho que as coisas tomaram no Kosovo. A solução que a Europa queria era uma solução negociada entre a Sérvia e a maioria albanesa do Kosovo. Foi essa a solução que a União Europeia procurou encontrar durante anos e anos, até ao hoje. A independência declarada unilateralmente não nos deixa certamente confortados.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — E?!
O Sr. Vitalino Canas (PS): — Mas, Srs. Deputados, votos ou atitudes como aquelas que o PCP propõe só agravariam o problema, em vez de o resolver.
Vozes do PS: — Muito bem!
O Sr. Vitalino Canas (PS): — O regresso imediato dos militares portugueses como é proposto no voto, isso sim, propiciaria ou facilitaria um conflito regional de proporções inimagináveis.
Srs. Deputados, o voto apresentado pelo PCP, para além desta grave contradição, contém uma lacuna importante, que é esta: perde-se mais uma oportunidade de reconhecer que a única forma de, no futuro, a Europa poder evitar situações como esta do Kosovo é aprofundar a política externa europeia e, dentro dela, a sua política comum de segurança e de defesa.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, tem a palavra o Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares.
O Sr. António Filipe (PCP): — Olhe que a Jugoslávia não era do Pacto de Varsóvia! Veja lá!