O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

52 | I Série - Número: 052 | 23 de Fevereiro de 2008

A Sr.ª Ana Manso (PSD): — Sr. Deputado, resolva-os com o seu Governo, mas não permita que ele continue a prejudicar as gentes da Guarda.
Srs. Deputados, devo dizer que, em 2001 — a Sr.ª Deputada Teresa Caeiro sabe-o perfeitamente porque, nesta matéria, defende as populações do interior apesar de não ser de lá, contrariamente aos Srs. Deputados que deveriam fazê-lo, porque foram eleitos por esses círculos, mas não o fazem! —, o Partido Socialista prometeu que iria construir um hospital novo, de raiz, na Guarda.

Protestos do Deputado do PS Fernando Cabral.

Oiça, Sr. Deputado, porque parece que não se está a lembrar! Os anteriores governos do PSD honraram essa promessa e incluíram a construção desse hospital no conjunto dos 10 hospitais a serem construídos entre 2006 e 2010.

O Sr. Fernando Cabral (PS): — Ampliação e remodelação do Hospital!

A Sr.ª Ana Manso (PSD): — Oiça, Sr. Deputado, porque lhe faz bem! O actual Governo suspendeu a sua construção e retirou o novo hospital da Guarda, pura e simplesmente, da lista das prioridades. E até houve um caso anedótico de uma cadeira partida… Lembra-se disso ou também não se lembra, Sr. Deputado? Aquilo que podemos dizer é que a Guarda tem sido condenada por este Governo a manter o velho hospital, sem o mínimo de condições, com especial destaque para os serviços que, de facto, mais necessitam de capital intensivo. O Sr. Deputado sabia, por exemplo, que para levar os doentes, que por acaso, sofrem de tuberculose, do Serviço de Pneumologia para fazerem um Raio X, eles têm de atravessar todos os outros serviços de internamento?

O Sr. Hugo Velosa (PSD): — Não sabe, mas agora vai saber!

A Sr.ª Ana Manso (PSD): — Onde é que está aqui a qualidade do serviço, Sr. Deputado? Não está preocupado! A verdade, Srs. Deputados, é que este Governo, desde que tomou posse, só tem um discurso virado para o encerramento de serviços, de extensões de saúde e de serviços de proximidade e não tem qualquer discurso dirigido à melhoria dos serviços de saúde.
Por isso, aquilo que digo, sinceramente, é que espero, Sr.ª Deputada Teresa Caeiro, que nos acompanhe na nossa exigência de construção rápida, de raiz, de um novo hospital na cidade da Guarda, que sirva toda a Beira Interior e que ele não fique «adiado para as calendas», como este Governo está a pretender.

Aplausos do PSD.

O Sr. Fernando Cabral (PS): — Sr. Presidente, peço a palavra para interpelar a Mesa.

O Sr. Presidente: — É sobre a condução dos trabalhos?

O Sr. Fernando Cabral (PS): — É sobre a condução dos trabalhos e sobre aquilo que aqui foi afirmado pela Sr.ª Deputada Ana Manso.

O Sr. Presidente: — Isso não é uma interpelação, Sr. Deputado.

O Sr. Fernando Cabral (PS): — É sobre a condução dos trabalhos, Sr. Presidente.

O Sr. Presidente: — Se é sobre a condução dos trabalhos é uma interpelação, mas, se é sobre o conteúdo das declarações da Sr.ª Deputada, o Sr. Deputado tem tempo e pode inscrever-se pelo seu partido.