36 | I Série - Número: 047 | 19 de Fevereiro de 2009
V. Ex.ª, com isso, conseguiu uma coisa notável, que foi aliar-se, como é, aliás, habitual, mais uma vez, ao PSD. Porque quem está consigo nesta matéria, contra os investimentos públicos, contra os investimentos no interior do País, é justamente o PSD, tal como o PCP.
O Ministro Manuel Pinho foi convidado por uma organização da sociedade civil, por um clube, a assistir a um jogo de futebol, onde lhe ofereceram uma camisola do clube. A sociedade civil regozija-se com a acção do Governo, mas o Partido Comunista não.
Risos do PCP.
Quem devia ter feito isto, Sr. Deputado, era a Câmara Municipal de Aljustrel, mas esta, que é governada pelo Partido Comunista, actua nos mesmos termos em que denunciou ao País o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sines, que teve de sair do Partido Comunista, onde estava há 30 anos, porque o obrigavam a ter acções contra o Governo, como esta que o senhor fez,»
O Sr. Mota Andrade (PS): — Bem lembrado!
O Sr. Luís Pita Ameixa (PS): — » porque o obrigavam a não participar nas cerimónias onde ia o PrimeiroMinistro e os membros do Governo.
A Sr.ª Sónia Sanfona (PS): — É duro ouvir!
O Sr. Luís Pita Ameixa (PS): — A Câmara Municipal de Aljustrel não se regozija pelo facto de se estar a recuperar as minas de Aljustrel porque o Partido Comunista não deixa. E não só não deixa como os senhores ficam zangados quando a sociedade civil se regozija com isso.
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Sr. Deputado, tem de terminar.
O Sr. Luís Pita Ameixa (PS): — Sr. Deputado, a minha pergunta é esta: por que é que a Câmara Municipal de Aljustrel não promove uma acção idêntica de agradecimento por essa matéria?
Aplausos do PS.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Já chega de disparates!
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado José Soeiro.
O Sr. José Soeiro (PCP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Luís Pita Ameixa, veio justificar duas coisas.
Quanto ao IP8, o Sr. Deputado, tendo sido eleito pelo círculo de Beja, devia defender o IP8 e não o «IPoitozinho» do Sr. Primeiro-Ministro. O que está neste folheto é o «IPoitozinho», é só metade. Não sei se esta metade foi feita de propósito para que o acontecimento relevante tivesse lugar na Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo, que ç do Partido Socialista!?» Não sei se foi por isso, mas o facto é que o percurso entre Beja e Sines é meio IP8.
E o que aqui está é propaganda paga com o erário público, porque o concurso de concessão teria custado menos 500 00 €, pelo menos, se não houvesse necessidade de propaganda.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Exactamente!
O Sr. José Soeiro (PCP): — Quanto a Aljustrel, o Sr. Deputado Pita Ameixa, se calhar, podia dizer-nos onde estão os empregos que o Sr. Ministro da Economia nos prometeu há pouco tempo, em Dezembro, na Assembleia da República. Porque, na verdade, dos 100 trabalhadores da Pirites Alentejanas foi readmitido um só trabalhador.