19 | I Série - Número: 076 | 7 de Maio de 2009
O Sr. Mota Andrade (PS): — O que é grave é que V. Ex.ª traga aqui novamente o discurso da agressão e também o discurso da calúnia. Porque os senhores têm história sobre a calúnia.
Aplausos do PS.
O Sr. António Filipe (PCP): — Qual é?!... Qual é?!
O Sr. Mota Andrade (PS): — Os senhores têm uma história sobre a calúnia como têm essa história todos os partidos comunistas do Bloco de Leste, que, durante anos, VV. Ex.as sempre defenderam.
Protestos do PCP.
Mas mais: nós compreendemos bem o vosso nervosismo, que tem a ver com o facto de o partido à vossa esquerda já ter nas sondagens o dobro da votação que VV. Ex.as teriam se essas eleições se realizassem hoje.
Aplausos do PS.
E é lamentável também, Sr. Deputado, que, 35 anos depois, V. Ex.ª venha aqui com este discurso da agressividade; que V. Ex.ª, depois de 35 anos de democracia, venha aqui e não tenha a hombridade de apresentar publicamente um pedido de desculpas pela agressão de que foi vítima o Dr. Vital Moreira, pela agressão de que foram vítimas, na pessoa do Dr. Vital Moreira, todo o Partido Socialista e todos os portugueses.
O Sr. José Junqueiro (PS): — Muito bem!
O Sr. Mota Andrade (PS): — Quero dizer-lhe também, Sr. Deputado, que, para nós, participar em qualquer manifestação é sempre um motivo de orgulho e de festa; não é, nem pode ser, um motivo para se ser agredido e maltratado, como aconteceu com o Dr. Vital Moreira no 1.º de Maio!
O Sr. José Junqueiro (PS): — Muito bem!
O Sr. António Filipe (PCP): — Por isso é que ele lá vai todos os anos!...
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Peço-lhe que termine, Sr. Deputado.
O Sr. Mota Andrade (PS): — Não recebemos, pois, lições de ninguém e muito menos de VV. Ex.as.
A calúnia, de facto, é uma das vossas características e pela nossa parte o que desejávamos e o que pensávamos que V. Ex.ª ia fazer aqui era apresentar um pedido de desculpas, mas, lamentavelmente, vimos que tal não aconteceu.
Aplausos do PS.
O Sr. Presidente (Manuel Alegre): — Para responder, tem a palavra o Sr. Deputado Bernardino Soares.
O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Sr. Presidente, Sr. Deputado Mota Andrade, essa de a calúnia ser uma arma do PCP»
Vozes do PS: — É, é!
O Sr. Mota Andrade (PS): — Na Coreia do Norte!