O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43 | I Série - Número: 099 | 3 de Julho de 2009

isso seriedade no debate, aliás, não é seriedade, é honestidade intelectual no debate?! Não, Sr. Deputado, a sua intervenção teve de tudo menos disso!

O Sr. Jorge Strecht (PS): — Exactamente!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Depois, o Sr. Deputado falou de Aljustrel. Olhe, Sr. Deputado, quanto a Aljustrel, há uma coisa que todos sabem e que o Sr. Deputado devia reconhecer: este Governo bateu-se por que as minas de Aljustrel continuassem abertas! Este Governo tudo fez para conservar o emprego e para que aquelas minas pudessem dar o seu contributo à região.

Protestos do PCP e do BE.

E, segundo a informação que me foi dada pelo Sr. Ministro da Economia,...

Vozes do PCP, do CDS-PP e do BE: — Veja lá no que se mete!...

Risos.

O Sr. Primeiro-Ministro: — ... o que tenho para lhe dizer é o seguinte, Sr. Deputado: em Dezembro, havia 100 pessoas a trabalhar e, neste momento, há 200 pessoas a trabalhar.

O Sr. Francisco Louçã (BE): — Não há, não!!

O Sr. Primeiro-Ministro: — Mas vamos tirar isso a limpo, Sr. Deputado! Agora, uma coisa lhe digo: o Sr. Deputado pode utilizar os exemplos que quiser, apenas em seu proveito e pretendendo acusar o Governo de insensibilidade, mas, no caso das minas de Aljustrel, aquelas pessoas sabem que demos o nosso melhor para que a mina não fechasse,»

O Sr. Honório Novo (PCP): — Coitadinho...!

O Sr. Primeiro-Ministro: — » para manter o emprego e para que, mantendo o emprego, pudçssemos dar mais esperança àquelas pessoas. Nós não fazemos disso «carne para canhão» no discurso político! Nós não aproveitamos aquelas pessoas para vir ao Parlamento ganhar debates, Sr. Deputado! Não, Sr. Deputado! O emprego e o futuro daquelas pessoas são importantes demais para os usarmos apenas como arma de arremesso político.

Aplausos do PS.

Protestos do BE.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — O Sr. Ministro da Economia até lá foi levar o cheque da EDP ao clube desportivo!»

Neste momento, registam-se protestos do Ministro da Economia e da Inovação Manuel Pinho, que, com os dedos indicadores na cabeça, faz um gesto a simular chifres.

O Sr. Bernardino Soares (PCP): — Está a falar com quem?! Não fala assim para mim! Pensa que está a falar com quem?!...

O Sr. Presidente: — Para defender a honra da bancada, tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Louçã.