61 | I Série - Número: 032 | 22 de Dezembro de 2010
Vozes do PS: — Muito bem!
A Sr.ª Catarina Marcelino (PS): — E não custa mais do que ao PS, porque foi o PS que fez um verdadeiro investimento em políticas com impacto na natalidade — abono pré-natal, aumento em 18 000 lugares em creches e licença parental no Código do Trabalho.
E não custa mais do que ao PS, porque fomos nós o partido que mais protecção social criou neste país, baixando a pobreza, ano após ano.
Aplausos do PS.
Mas também é ao PS que cabe o papel de governar neste actual contexto económico e o PS assume a responsabilidade, fazendo o que tem de ser feito em defesa do futuro do Estado social e em defesa do futuro do país.
Vozes do PS: — Muito bem!
A Sr.ª Catarina Marcelino (PS): — Pela primeira vez este ano o défice do Estado baixou. Estas são boas notícias, mas é lamentável que, poucas semanas após a aprovação do Orçamento do Estado, a oposição, repetidamente, tente aprovar diplomas que ponham em causa o Orçamento e a sua execução.
Vozes do PS: — Muito bem!
A Sr.ª Catarina Marcelino (PS): — É irresponsável, é pouco sério e é, sobretudo, prejudicial ao País!
Aplausos do PS.
O BE e o PCP estão convencidos de que há um saco sem fundo» É confrangedora a irrealidade em que estes partidos vivem.
Quanto ao CDS-PP tenta minar com muita demagogia, assente, muitas vezes, em meias verdades e falsidades. Neste caso concreto do abono de família, ouvimos constantemente, por parte do CDS, nomeadamente pela boca do Sr. Deputado Pedro Mota Soares, mas também por parte do BE, que uma família com 629 euros de rendimento fica sem abono de família.
Isso ç falso! É mentira e os senhores sabem muito bem que ç mentira! 629 euros ç o valor de referência»! Ou os senhores não sabem a diferença entre o valor de rendimento e o valor de referência?
Aplausos do PS.
O valor de referência é calculado a partir do rendimento familiar a dividir pelo número de crianças da família mais uma, o que faz toda a diferença!! Como os Srs. e as Sr.as Deputadas do BE gostam de fazer, vou dar um exemplo com base num caso real: a «família Silva», constituída pela D. Maria, o «Sr. Manel» e 2 filhos, para ter um valor de referência de 629 euros, tem de ter um rendimento familiar de 1900 euros. Esta é a verdade!
Aplausos do PS.
Protestos do PCP.
1900 euros é o valor mínimo do rendimento de uma família com dois filhos — isto no início do 4.º escalão do abono de família.
Vozes do PS: — Muito bem!