Quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 I Série — Número 28
XIII LEGISLATURA 2.ª SESSÃO LEGISLATIVA (2016-2017)
REUNIÃOPLENÁRIADE 14 DEDEZEMBRODE 2016
Presidente: Ex.mo Sr. Eduardo Luís Barreto Ferro Rodrigues
Secretários: Ex.mos Srs. Duarte Rogério Matos Ventura Pacheco Idália Maria Marques Salvador Serrão António Carlos Bivar Branco de Penha Monteiro Sandra Maria Pereira Pontedeira
S U M Á R I O
O Presidente declarou aberta a sessão às 15 horas e 4
minutos. Deu-se conta da entrada na Mesa das propostas de lei
n.os 43 a 45/XIII (2.ª), dos projetos de lei n.os 355 e 356/XIII (2.ª) e dos projetos de resolução n.os 561 a 571/XIII (2.ª).
Em declaração política, o Deputado Luís Montenegro (PSD) congratulou-se com os resultados tornados públicos alcançados por Portugal na área da educação, que atribuiu às reformas empreendidas na escola pública entre 2011 e 2015, tendo criticado decisões que o atual Governo tem tomado neste setor. Respondeu, depois, a pedidos de esclarecimento dos Deputados Porfírio Silva (PS), Joana Mortágua (BE) — que também interpelou a Mesa, solicitando a distribuição de documentação —, Ana Mesquita (PCP) e Ana Rita Bessa (CDS-PP).
Em declaração política, a Deputada Susana Amador (PS) assinalou os 40 anos do poder local democrático e o contributo que a descentralização teve no desenvolvimento político, económico, social e cultural de Portugal. Deu, depois, resposta a pedidos de esclarecimento dos Deputados Berta Cabral (PSD), Paula Santos (PCP) e Pedro Soares (BE).
Em declaração política, o Deputado Jorge Duarte Costa (BE) regozijou-se com a anunciada rescisão de contratos para exploração de petróleo e gás em terra, em Aljezur e Tavira, e no litoral algarvio, tendo defendido a necessidade de substituição da legislação em vigor nessa área. Respondeu, depois, a pedidos de esclarecimento dos Deputados José Carlos Barros (PSD), Paulo Sá (PCP) e Luís Graça (PS).
Em declaração política, a Deputada Isabel Galriça Neto (CDS-PP) acusou o Governo de prosseguir opções políticas