27 DE SETEMBRO DE 2023
11
Vou presumir que a pergunta era se eu também lhe batia palmas no fim do seu pedido de esclarecimento. Certamente! E, já que o diagnóstico coincide, vamos trabalhar um bocadinho mais para ver se a terapia também coincide.
E isto faz parte também da resposta à Sr.ª Deputada Isabel Pires, a quem eu recomendava que tirasse um bocadinho o carapuço que enfiou. Como eu disse da tribuna, desde que apresentámos a nossa proposta, as críticas que se ouviram demonstraram duas coisas: ou que não leram ou que leram, mas são intelectualmente desonestos. Escolha!
É que o que veio aqui dizer tem zero a ver com o que está no SUA-Saúde. A Sr.ª Isabel Pires (BE): — Tem, tem! O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — O SUA-Saúde acaba com as PPP, por exemplo. O SUA-Saúde não
vai ter nenhum grupo privado de saúde a defendê-lo. Quer apostar? Nenhum! E, se acha que vai, é porque não leu, ou leu e é intelectualmente desonesta. Mais uma vez, escolha!
Há uma cassete ainda pior do que a que normalmente se atribui ao PCP, que é a cassete daquilo que já está escrito, independentemente daquilo que as pessoas vão defender da tribuna ou apresentem como propostas.
A Sr.ª Isabel Pires (BE): — Você tentou enganar as pessoas! O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — Isso, sim, é desonestidade intelectual! A Sr.ª Isabel Pires (BE): — Enfiaram a carapuça! A Sr.ª Paula Santos (PCP): — Vocês só sabem defender os privados! O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — Portanto, Sr. Deputado Miguel Santos, completo a resposta à sua
pergunta depois deste detour: vamos trabalhar um bocadinho mais, para que a terapia relativamente a este diagnóstico que partilhamos seja a mesma também.
Aplausos da IL. O Sr. Presidente: — Tem agora a palavra o Sr. Deputado João Dias, do PCP, para um pedido de
esclarecimento. O Sr. Carlos Guimarães Pinto (IL): — Por falar em cassetes…! O Sr. João Dias (PCP): — Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Deputado João Cotrim Figueiredo, de facto,
trouxe-nos um esclarecimento relativamente ao vosso projeto de lei. Trata-se de uma proposta que não nos surpreendeu. Nós avaliámo-la, olhámos bem para ela, analisámo-la,
mas, no fundo, a motivação é bem clara, está bem identificada, e resume-se a isto, que passo a citar: «[…] o Estado assegura […] um mercado de soluções». Ora, desde logo aqui se vê perfeitamente ao que a Iniciativa Liberal vem.
A Sr.ª Paula Santos (PCP): — Muito bem! O Sr. João Dias (PCP): — Depois, quanto aos prestadores, também é muito clarinho. Diz que passam a ser
prestadores os subsistemas de saúde, e estamos a falar de seguros e dos grupos privados da saúde, que é isso que querem valorizar.
Bem sabemos que o Sr. Deputado vem falar do sistema colocando ali o SNS porque, tão bem quanto eu, sabe o quanto a população portuguesa valoriza o SNS. É por isso que falam do SNS.
O Sr. João Cotrim Figueiredo (IL): — Estão nas filas, mesmo! Estão à espera!