O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 DE OUTUBRO DE 2023

41

O Sr. Presidente (Adão Silva): — Sr. Deputado Pedro Pinto, moderação! Deixem que o Sr. Deputado Rui Tavares possa exercer o seu direito democrático ao uso da palavra.

Protestos do CH. O Sr. Rui Tavares (L): — Não sei se, não gostando de «algazarra», prefere «baderna» ou outra expressão

qualquer. Protestos do CH. O Sr. João Dias (PCP): — «Alarvidade» também dá. O Sr. Rui Tavares (L): — Não, os alarves eram um povo respeitável. O Sr. Presidente (Adão Silva): — Têm de me ajudar a conduzir os trabalhos. Em boa verdade, o autor

desta iniciativa é o Chega. O Sr. PauloMarques (PS): — Eles não querem saber! O Sr. Presidente (Adão Silva): — Este debate está a ser feito. Têm de ouvir as opiniões diversas, porque é

assim que a democracia exige. E, portanto, se não se importam, temos mesmo de ouvir — e eu, aliás, ouço com gosto, sempre — o Sr. Deputado Rui Tavares.

Portanto, tenha a bondade de continuar, e peço, mais uma vez, a todos os Srs. Deputados que não contribuem para que o Sr. Deputado Rui Tavares possa falar, que se moderem.

Ora, faça favor, Sr. Deputado. O Sr. Rui Tavares (L): — Muito obrigado, Sr. Presidente. É recíproca a estima e serei muito breve. Nós concordamos que não haja acumulação de pensões. Mas achamos que não há nenhuma moral por

parte de um partido que não respeita o Tribunal Constitucional; que, uma vez, se manifestou pondo forcas à frente do Tribunal Constitucional; que entregou ao Tribunal Constitucional assinaturas que se revelaram falsas e ilegais…

O Sr. Pedro Pinto (CH): — Mentiroso! O Sr. Rui Tavares (L): — … e que nunca esclareceu exatamente; e que depois, quando é confrontado com

alguma coisa, se lembra da Deputada Joacine Katar Moreira, que foi a primeira Deputada do Livre. Podem falar dela à vontade! Porque é que sempre que se veem confrontados com alguma coisa se lembram da Deputada Joacine?

O Sr. Bruno Nunes (CH): — Como ela diria, é mentira! O Sr. Rui Tavares (L): — Não tem, este partido, nenhuma moral… O Sr. Bruno Nunes (CH): — Está calado, pá! O Sr. Rui Tavares (L): — … para se arrogar o direito de introduzir moral na vida pública. Aplausos de Deputados do PS. Protestos do CH. O Sr. Bruno Nunes (CH): — Está mas é calado!