O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2 DE NOVEMBRO DE 2023

5

Em terceiro lugar, este Orçamento reforça áreas críticas do Estado social. Aqueles que procuram ignorar a

complexidade dos problemas fazem eco de toda e qualquer reivindicação corporativa, como se a resolução de todos os problemas dependesse disso. Como temos afirmado, há problemas que não se resolvem só com dinheiro, mas dizemo-lo com a autoridade de quem nunca regateou esforços para dotar as áreas críticas do Estado social com os recursos necessários à sua melhoria e ao seu reforço, como garante de dignidade, de cidadania, de justiça e de igualdade.

Aplausos do PS. O orçamento da saúde aumenta em 1200 milhões de euros, o da educação em 300 milhões de euros e o

da habitação em mais de 340 milhões de euros. Ao mesmo tempo, melhoramos as ferramentas de gestão para que os recursos sejam gastos da forma mais eficiente.

Com este Orçamento acabam as cativações,… Protestos do PSD e do CH. O Sr. Jorge Paulo Oliveira (PSD): — Vamos ver! O Sr. Ministro das Finanças: — … são adotadas medidas de agilização de investimento e introduz-se

uma importante reforma no setor da saúde, que passará a ter um plano de atividades único e beneficiará da generalização das unidades locais de saúde.

Protestos do Deputado do CH André Ventura. Sr.as e Srs. Deputados, o Orçamento aposta no investimento, aumenta a resiliência das empresas, melhora

a competitividade da economia e reforça os serviços públicos. O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Muito bem! O Sr. Ministro das Finanças: — Desde logo, porque defende a procura interna num momento de

arrefecimento externo. Para além do reforço de rendimentos, que sustentará o consumo e a atividade das empresas, o Orçamento aposta no investimento. O investimento público subirá de 7,4 para 9,2 mil milhões de euros. Será mais do dobro das verbas investidas em 2015. Pela primeira vez desde 2011, o peso do investimento público ultrapassará os 3 % do PIB.

Do lado empresarial, no âmbito PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), estão aprovados 4,6 mil milhões de euros em projetos, dos quais mais de 800 milhões de euros já foram pagos. O Orçamento apoia, ainda, a capitalização das empresas com 180 milhões de euros. Num momento de taxas de juro altas, é ainda mais importante que haja capacidade de investimento através de capitais próprios, em vez do recurso ao endividamento.

Vozes do PS: — Muito bem! O Sr. Ministro das Finanças: — O reforço do incentivo à capitalização é acompanhado de apoios à

investigação científica e inovação, nomeadamente, através do SIFIDE (Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e ao Desenvolvimento Empresarial) ou do RFAI (Regime Fiscal de Apoio ao Investimento), e prevê, assim, incentivos a valorizações salariais alinhadas ou superiores ao referencial do acordo de rendimentos, bem como descidas de impostos para start-ups.

Aplausos do PS.