25 DE NOVEMBRO DE 2023
19
O Sr. José Moura Soeiro (BE): — Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, emprego digno é ter um vínculo, salário e proteção social.
O CONVERTE+, que vem de 2019, era uma contrapartida à taxa de rotatividade, que penalizava as empresas com contratos a prazo acima da média. Os apoios às empresas avançaram, a penalização às empresas ficou na gaveta e sabe-se agora que nunca avançará. Dois pesos, duas medidas.
Mas, sobretudo, esta flor na lapela do Partido Socialista não encobre que o padrão de emprego jovem continua a ser precário e que há uma precariedade estrutural, que é a precariedade de rendimento, que se chama baixos salários e desvalorização salarial.
Aplausos do BE. O Sr. Presidente: — Passamos agora para a discussão da proposta 727-C, de aditamento de um artigo
81.º-B — Alargamento da gratuitidade do acesso e frequência às creches das instituições de ensino superior público.
Para intervir, em nome do Grupo Parlamentar do PSD, tem a palavra o Sr. Deputado Nuno Carvalho. O Sr. Nuno Carvalho (PSD): — Sr. Presidente, Sr.ª Ministra, Srs. Secretários de Estado, ouvimos aqui as
palavras do Partido Socialista, do Sr. Deputado Eurico Brilhante Dias e do Sr. Deputado Miguel Costa Matos. Um diz que está muito cheio, o outro diz que a oposição só destrói.
O Sr. Deputado Eurico Brilhante Dias concentrou-se em todas as críticas, mas esqueceu-se das críticas que o PS recebia do seu candidato a Secretário-Geral Pedro Nuno Santos,…
O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Meu candidato? Nosso! O Sr. Nuno Carvalho (PSD): — … quando ia a um programa televisivo e criticava o Orçamento do Estado
que os senhores agora estão a querer alterar à pressa, só porque há eleições. Aplausos do PSD. Sr. Deputado, desafio-o a responder às críticas do Sr. Deputado da sua bancada Pedro Nuno Santos,… Protestos do PS. … porque o que verificamos é que o Partido Socialista está focado em si próprio, apenas. Por isso, aqui o tom do discurso não é o que destrói; o tom do discurso é o que o PS não construiu, é o que
o PS não faz. Vozes do PSD: — Muito bem! Protestos do Deputado do PS Eurico Brilhante Dias. O Sr. Nuno Carvalho (PSD): — Pego num exemplo simples, Sr. Deputado: as creches nas universidades.
Os senhores agora querem agarrar e tirar os alunos que lá estão, parentes dos trabalhadores-estudantes, dos professores, dos funcionários da limpeza e da secretaria, querem retirar o seu direito de poder frequentar a creche e colocar estas creches como creches iguais a todas as outras. Qual será a condição? Será a condição de os trabalhadores atualmente terem de deixar de trabalhar para ficar a cuidar dos seus filhos em casa? Vai acontecer o mesmo aos trabalhadores-estudantes. O mesmo vai acontecer a estes trabalhadores!
O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Não está a perceber que está a falar de uma medida do PS?! O Sr. Nuno Carvalho (PSD): — A proposta do PSD corrige isto. Sr. Deputado, quer responder a críticas? Aprove a proposta do PSD.