2 DE DEZEMBRO DE 2023
5
Sr. Presidente, Sr.ª Ministra, Srs. Deputados, sabemos hoje que, para levar a cabo este negócio, fecharam a central termoelétrica da Galp em Sines e 400 pessoas foram despedidas — 400 pessoas foram despedidas, foram para o desemprego e ainda não encontraram uma solução para a sua vida!
O Sr. Pedro Pinto (CH): — Exatamente, bem lembrado! O Sr. Bruno Nunes (CH): — Muito bem! O Sr. André Ventura (CH): — Hoje, devemos perguntar-nos se o Governo estava genuinamente a querer
apostar na energia verde e nas renováveis ou se queria brincar à energia verde enquanto alguns amigos seus metiam dinheiro ao bolso para continuar a levar a cabo estes negócios.
Aplausos do CH. Hoje, perguntamo-nos — e fazemo-lo com critério — se a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), quando
deu parecer favorável, estava verdadeiramente imersa nas suas funções ou estava já imersa no âmbito de conluio, de compadrio, de deterioração e de suspeita a que veio a estar cometida nos dias seguintes. É que as agências ambientais que disseram «este negócio pode ser feito, este projeto pode ser executado» estão hoje sob suspeita de terem violado os seus deveres de independência e imparcialidade e de estarem em conluio com o próprio Governo.
Foram abatidas 1,5 milhões de árvores — 1,5 milhões! Com as preocupações ambientais do PS, ninguém diria que isto poderia acontecer.
O Sr. Pedro Pinto (CH): — É verdade! O Sr. André Ventura (CH): — Por isso, e para terminar, Sr. Presidente, devemos tentar perceber se podemos
estar tranquilos, enquanto País, com os negócios de centenas de milhares de milhões de euros do lítio, do hidrogénio e do data center, ou se isto vai ser o maior escândalo e o maior «polvo» de corrupção dos próximos anos da República.
Em qualquer caso — porque «palavras, leva-as o vento», elas devem ser registadas para que o eleitorado saiba o que escolher no dia 10 de março —, quero deixar o nosso compromisso solene de que, se tivermos votos e Deputados para isso, avançaremos, no primeiro dia da próxima Legislatura, com uma comissão parlamentar de inquérito aos negócios do lítio, do hidrogénio e do data center.
Aplausos do CH. O Sr. Presidente: — Tenho indicação de que a Sr.ª Ministra deseja fazer uma interpelação à Mesa sobre a
condução dos trabalhos. Faça favor. A Sr.ª Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares (Ana Catarina Mendes): — Sr. Presidente, Sr.as e
Srs. Deputados, Sr. Deputado André Ventura, o Chega pediu este debate de urgência hoje às 11 horas e meia da manhã.
O Sr. Pedro Pinto (CH): — E bem! A Sr.ª Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares: — Um Deputado esclarecido sabe que o Sr.
Primeiro-Ministro, neste momento, está a viajar para o Dubai para participar, enquanto representante do Estado português, na COP28 (28.ª Conferência das Partes),…
Aplausos do PS. O Sr. Pedro Pinto (CH): — Até pode lá ficar!