O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE DEZEMBRO DE 2023

13

Portanto, não há eleitoralismo nenhum; há uma convicção e um compromisso sério da Iniciativa Liberal de resolver este problema e trazer uma solução que fosse o mínimo denominador comum, que fosse viável para começarmos, de facto, a dar passos nesse sentido.

Risos do L. E, como o Sr. Deputado bem disse, não foi quando o Governo caiu, quando se soube da dissolução da

Assembleia da República, que a Iniciativa Liberal trouxe aqui esta questão. Não. Esta iniciativa estava cá, nesta Assembleia da República, antes desse momento.

O Sr. Pedro Filipe Soares (BE): — Foi mudada a 21 de novembro! O Sr. Rui Rocha (IL): — Portanto, aquilo que está aqui em causa, e já percebemos, é que, para os senhores,

também não é este o momento. Mas também não foi esse o momento durante os 20 e tal anos que nos precederam.

Portanto, respondendo, Sr. Deputado: sim, a Iniciativa Liberal, numa nova legislatura, trará outra vez esta questão, trá-la-á nestes termos, mas com total abertura, em especialidade, para sugerirem o que bem entenderem.

O Sr. Rui Tavares (L): — Mas qual especialidade?! O Sr. Rui Rocha (IL): — O Sr. Deputado Delgado Alves diz que 40 Deputados é muito. Sejam 30, Sr.

Deputado, sejam 20! Tragam essa proposta. O Sr. Pedro Delgado Alves (PS): — Não deixaram! O Sr. Rui Rocha (IL): — Digam aquilo que entendem! O Sr. Rodrigo Saraiva (IL): — Na especialidade! O Sr. Rui Rocha (IL): — Respondendo a esse desafio, sim, a Iniciativa Liberal estará cá para apresentar

uma proposta nestes termos, com total abertura para os senhores proporem aquilo que entenderem. Mais do que isso: é um compromisso sério da Iniciativa Liberal que qualquer solução em que possa vir a participar, do ponto de vista da governação do País, passará sempre por dar mais representação aos portugueses, nos termos da proposta que estamos a apresentar, obviamente com disponibilidade para a negociar e para a alargar a outras sugestões.

Aplausos da IL. O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, em nome do Grupo Parlamentar do PSD, tem a palavra o Sr.

Deputado Hugo Carneiro. O Sr. Hugo Carneiro (PSD): — Sr. Presidente, Srs. Deputados: Ontem, com o debate agendado pelo PSD,

realizou-se o último grande debate do ano de 2023, no Parlamento. Risos de Deputados do CH. O Sr. Filipe Melo (CH): — És o maior! O Sr. Hugo Carneiro (PSD): — Tratou-se de um debate que interessa, no imediato, aos portugueses e que

se relaciona com a falência dos serviços públicos provocada pelo Partido Socialista.