I SÉRIE — NÚMERO 35
50
O Sr. Presidente: — Tem de concluir, Sr. Deputado. O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Por isso, Srs. Deputados, de forma clara e cristalina — e terminando,
Sr. Presidente —: só uma vitória do PS no dia 10 de março garante aos portugueses rendimentos, salários, pensões e prestações sociais no combate às desigualdades.
Aplausos do PS. O Sr. Bruno Dias (PCP): — Está a fazer como o Sócrates! O Sr. Eurico Brilhante Dias (PS): — Espero que o PCP tenha aprendido com a história e tenha aprendido
com a maioria que o PS teve em 2022. Aplausos do PS. Protestos do PCP. O Sr. Pedro dos Santos Frazão (CH): — Zero! Zero! O Sr. Presidente: — Para uma intervenção, em nome do Grupo Parlamentar do Chega, tem a palavra o Sr.
Deputado Filipe Melo. O Sr. Filipe Melo (CH): — Sr. Presidente de algumas bancadas, Srs. Deputados, Srs. Membros do Governo:
Pensei que o PCP hoje nos ia trazer um tema igualmente importante, que era o dos CTT, uma vez que são corresponsáveis pela atrocidade que lá foi cometida,…
Protestos do PCP. … mas trouxeram este tema que também é bastante importante. Só acho estranho é o PCP vir, tão preocupado, com este tema a debate, — que nos devia preocupar,
efetivamente — e falar no término do IVA Zero nos bens essenciais, quando, e relembro os Srs. Deputados do PCP, se absteve na altura em que o Chega propôs prolongar até ao final deste ano, de 2024, esta medida.
O Sr. Pedro Pinto (CH): — Exatamente! O Sr. Filipe Melo (CH): — Portanto, isso só tem uma palavra: hipocrisia! Hipocrisia! Aplausos do CH. E a hipocrisia reina desde 1921, mas está quase a acabar, Srs. Deputados. O Sr. João Dias (PCP): — Está, está! O Sr. Filipe Melo (CH): — Está quase a acabar essa hipocrisia! O Sr. Bruno Dias (PCP): — Já o outro dizia isso em 1948! O Sr. Filipe Melo (CH): — Também quero dizer-lhes mais: estavam tão preocupados com os nossos
reformados e pensionistas neste debate, mas também foram os senhores que se abstiveram quando o Chega propôs, em sede de Orçamento do Estado, aumentar para o equivalente a um IAS (indexantes dos apoios sociais) a pensão mínima.