O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26 DE MAIO DE 1978

787

construídas na empresa; estão já instaladas e a funcionar uma calandra nova de grande capacidade de enrolamento, vinte máquinas de soldar, uma máquina de cortar e chanfrar tubos e uma máquina de soldar automática; procede-se à terraplenagem para aproveitamento dos terrenos da empresa e prevê-se a curto prazo o início da construção de duas novas naves e de um edifício de decapagem; em consequência, a capacidade de produção duplicará, aumentando a área coberta dá zona de produção em 50 %.

Foram também feitos investimentos em instalações sociais e de apoio: refeitório, bar, cooperativas vestiários e balneários, melhorando assim as condições de trabalho dos 320 trabalhadores da empresa.

A carteira de encomendas subiu, entretanto, de 57 000 contos em Janeiro de 1977 para 152 000 em Janeiro de 1978 e 175 000 em Abril deste ano.

Estando prevista a desintervenção da Corame e propondo os trabalhadores a sua integração no sector público da metalomecânica, agregada à Equimetal ou à Sorefame e rejeitando a sua entrega ao antigo patrão, os Deputados do Partido Comunista Português abaixo assinados (que tiveram oportunidade de apreciar in loco esta realidade, acedendo ao convite feito pela comissão de trabalhadores a vários grupos parlamentares), perante este caso modelar de recuperação de uma importante unidade económica pelos seus trabalhadores, requerem ao Governo, par intermédio do Ministério da indústria e Tecnologia, ao abrigo do artigo 159.°, alínea c), da Constituição e do artigo 16.°, alínea í), do Regimento, a prestação das seguintes informações:

a) Se o MIT tem presentes as propostas dos tra-

balhadores da Corame;

b) Se perante a evidente sabotagem económica,

que caracterizou a gestão da Saprel e Co-

rame, pensa atender às propostas dos trabalhadores.

Assembleia da República, 24 de Maio de 1978. — Os Deputados: Severiano Pedro Falcão — José Cavalheira Antunes — Jerónimo de Sousa — Hermenegildo Pereira.

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES

Gabinete do Secretário de Estado

Oficio n.º 93/73

Ex.mo Sr. Chefe do Gabinete do Sr. Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro:

Assunto: Requerimento do Deputado Manuel Vila Lobos Meneses.

Em resposta ao ofício em epígrafe, junto envio quatro mapas fornecidos pela Direcção-Geral da Aeronáutica Civil mostrando as dotações orçamentais e despesas efectuadas relativamente a 1977 nos diversos aeródromos dos Açores.

Peço a atenção para o facto de o total das verbas despendidas, 55 585 contos, se referir apenas às obras já concluídas ou em curso com situações já processadas e liquidadas. A diferença para os 84 500 contos mencionados na alínea a) do n ° 8 da nota oficiosa corresponde à parte de obras em curso com os custos ainda em fase de processamento no final de 1977.

Com os melhores cumprimentos.

Lisboa, 16 de Maio de 1978.— O Chefe do Gabinete, Guerra Correia.

Direcção-Geral da Aeronáutica Civil Orçamento da despesa extraordinária Cap 50, div. 12, subdiv. 04 Aeroporto de Santa Maria Ano do 1377

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(a) Total apurado depois da rEDUÇÃO de 20% estabelecida no Decrete n.° 439-A/77, de 25 de Outubro, publicado no Diário da República. n.° 247.