O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19 DE FEVEREIRO DE 1986

1376-(149)

ANEXO II Conta de resultados comparados

(Viloras «m conto*)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(a) A base do cálculo da percentagem é a soma das vendas * prestação de serviços e os subsídios, se estes tem carácter de substituição de vendas.

QUIMIGAL — Química de Portugal, E. P.

1 — A QUIMIGAL foi criada em 1977 em resultado da fusão da Companhia União Fabril com o Amoníaco Português e Nitratos de Portugal, anteriormente nacionalizados.

Trata-se de um conglomerado de unidades fabris, produzindo mais de 60 produtos diferentes, cabendo--lhe, estatutariamente, a exploração das indústrias químicas em geral, nomeadamente a produção de adubos e a transformação de pirites complexas e outros minérios sulfurados e seus derivados.

O impacte da QUIMIGAL na economia nacional pode aferir-se pelos seguintes indicadores: um volume de emprego de cerca de 11 000 trabalhadores, um valor acrescentado bruto da ordem dos 10 milhões de

contos, um efeito multiplicatório sobre actividades a montante e a jusante, que se estima em 7,5, e a participação no capital de 50 empresas afiliadas nacionais e estrangeiras.

A empresa não tem uma estrutura organizacional descentralizada, correspondente ao carácter heterogéneo das suas actividades, que justificaria, inclusivamente, uma organização multiempresas, dada a forma como se procedeu à fusão directa das três empresas, sem atender a critérios de racionalidade empresarial.

2 — A vida da empresa nos últimos anos tem-se caracterizado pelo intenso investimento. De 1977 a 1983 a empresa fez investimentos que totalizaram 44 milhões de contos, tendo o seu activo imobilizado líquido passado de 7,4 milhões de contos em 1977 para 56 milhões em 1983. A cobertura do OGR para estes invés-