O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2064

II SÉRIE — NÚMERO 57

6.6 — Estudos de viabilidade de rega. — Foram iniciados os dois estudos de viabilidade de rega previstos para serem realizados ao abrigo do PDRITM.

No que respeita ao estudo de viabilidade de rega dos olivais de Freixo de Espada à Cinta, iniciou-se e concluiu-se a 1 .a fase do trabalho (estudo preliminar da alternativa de rega por gravidade).

Foi ainda entendido, para uma melhor fundamentação da decisão a tomar para prossecução do estudo (alternativa de rega por gravidade ou bombagem), so-

licitar às empresas um estudo adicional relativo a uma localização alternativa da referida barragem. Será depois decidido sobre as alternativas a contemplar na 2.a fase do estudo.

No que se refere ao estudo de viabilidade de rega do vale de Chaves e seus vales secundários e prospecção de águas subterrâneas em algumas zonas de Trás-os-Montes, foram iniciados os trabalhos preparatórios do estudo. As primeiras perfurações tiveram início no mês de Novembro próximo passado.

6.7 — Crédito agrícola. — O quadro que segue sintetiza a situação da componente crédito no final de 1985:

Crédito agrícola — Situação no final de 1985

(Valores em milhares de escudos)

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

6.8 — Investigação agrícola aplicada. — Prosseguem normalmente os 12 projectos de investigação agrícola aplicada a cargo do lÚTAD, bem como o projecto tipo para armazéns de batata-semente, a ser elaborado pelo Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP.

6.9 — Reforço das caixas de crédito agrícola mútuo (CCAM) da área do Projecto e estabelecimento de 2 agências da FENACAM. — No ano de 1985 foram realizadas 6 acções de formação para técnicos das CCAM e da agência da FENACAM da área do Projecto.

7 — Acções previstas para 1986:

7.1—Melhoramento de regadios tradicionais:

Conclusão do melhoramento de 14 regadios já

iniciado em 1985; Iniciação de trabalhos em regadios cujos projectos

já estão elaborados;

7.2 — Reforço dos serviços da área de actuação:

Dotar os serviços com meios humanos e materiais.

Início da construção de 14 habitações e conclusão das 40 em fase de acabamento (Armamar, Vila Real, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Peso da Régua, Lamego, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar);

7.3 — Reforço das estações experimentais. — aquisição do terreno para instalação de uma estação experimental na zona agrária do planalto Mirandês;

7.4 — Construção de salas colectivas de ordenha mecânica — prevê-se a construção de 40 salas (20 de 1985 e 20 correspondentes ao previsto para 1986);

7.5 — Construção de novos pequenos regadios — início das obras dos regadios de Curalha, Lavradas e Castro:

7.6 — Estudos de viabilidade de rega:

Estudos complementares para decisão da hipótese da barragem de Quintela.

Início dos trabalhos prepartórios do estudo de viabilidade de rega do vale de Chaves e vales secundários.

7.7 — Crédito agrícola:

A conclusão do projecto tipo para armazéns de batata-semente implicará uma significativa procura de crédito.

A evolução do último semestre de 1985 foi francamente aimadora, permitindo que a meta programada para este projecto seja atingida;

7.8 — Investigação agrícola — prosseguem os 12 projectos de investigação a cargo do IV1TAD e o projecto tipo para armazéns de batata-semente.

Componente não agrícola

Concluiu-se praticamente o conjunto de obras programadas, conforme o quadro que segue. A sua análise revela que foram concluídos ou estão em fase de conclusão 459 empreendimentos, correspondendo à instalação de 638 km de canalizações para abastecimento de água (além da construção de 100 captações e da construção de 113 reservatórios), à instalação de 297 km de canalizações de esgotos, à construção ou melhoramento de 281 km de estradas c caminhos municipais e à construção ou beneficiação de 97 salas de aula de escolas primárias e pré-primárias.

A análise da realização financeira evidencia que dos cerca de 3 600 000 contos de obras realizadas aproximadamente 92 % do investimento se orientaram para os sectores do saneamento básico e da viação rural.