O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2066

II SÉRIE — NÚMERO 57

Da leitura deste quadro ressalta que foi elaborado pelos serviços da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes (DRATM) um conjunto de 429 projectos, com uma área de 5640 ha, correspondendo a ura investimento global de 2 650 000 contos. Desse conjunto de projectos, mais de metade está em fase de execução, após ter sido assegurado o seu financiamento junto de uma das instituições de crédito participantes no PDR1TM (instituições bancárias e caixas de crédito agrícola mútuo).

As condições de crédito concedidas ao abrigo do PDRITM apenas foram estabelecidas em Outubro de 1984, pelo que não existem, neste momento, projectos totalmente concluídos. Observe-se que a execução dos projectos agro-pecuários e dos projectos de reconversão da vinha se prolonga, respectivamente, por dois e três anos.

Durante a fase de preparação do PDRITM estava já em execução o Projecto Florestal Português. O PD RITM não inclui, por esse motivo, acções no domínio da florestação.

De acordo com informações colhidas junto da Circunscrição Florestal de Vila Real, foram florestados nos distritos de Vila Real e Bragança, desde )ulho de 1981, cerca de 23 000 ha, correspondendo a 120 projectos.

2 — Projectos hidroagrícolas

a) Melhoramento de regalias tradicionais. — Desde o início do Projecto foram já elaborados pela DRATM e pelos GAT (gabinetes dc apoio técnico) 60 projectos de melhoramento de regadios tradicionais, que. quando concluídos, beneficiarão uma área total de 3455 ha e servirão uma população de cerca de 15 000 habitantes.

ê a seguinte a situação actual desta acção:

Regadios melhorados (20):

Matosinhos, Sesmil, Mourilhe, Fiães do Tâmega, Vila Pequena, Granja, Lagarelhos, Sezeihe, São Lourenço, Travanca, Quinta de lales. Rebordaos, Borbela, Ferreiros, Vila Meã, Vilarinho das Paranheiras, Rio de Fornos, Fortunho, Sobrado e Couto de Ervededo,

a que corresponde:

/') Extensão total de canal — 30 651 m;

ít) Número de açudes — 26;

iii) Número de tanques/poças—14;

iv) Área total dominada—1142 ha;

v) População servida — 5560 habitantes;

Regadios em fase de construção (18):

Varge, Vila Marim, Vidoedo, Cabanas, Paço, Arrabães, Travassos do Rio, Antigo-Espcr-tina, Perafita, Parada do Pinhão, Vila Grande, Vila Verde, Refega, Cambeses do Rio, Anta, Serapicos, Vila Cova e Bobadela de Monforte.

Regadios com projecto já elaborado (22):

Piolhoso, Tourém, Trandeiras. Parada de Monteiros, Soutelinho do Mézio, Prada, Valoura, Samardã, Casas de Monforte,

Fiães do Rio, Coedo, Padrela, Milhão^ Quintela, Paradela, Santiago, Póvoa, Estu-rãos, Padroso, Lamas de Olo. Milhão-Fer-radosa e Vilar de Ossos.

b) Construção de novos pequenos regadios. — No corrente ano iniciar-se-á a construção de três novos pequenos regadios — Curalha, Gostei e Crasto. Estes regadios foram seleccionados pela DRATM e pela DGHEA como os prioritários, face aos resultados dos estudos de viabilidade dc um conjunto de 12 esquemas.

O primeiro projecto de execução relativo ao regadio da Curalha estará disponível no próximo mês de Abril c o respectivo concurso público com vista à adjudicação da obra será realizado de imediato.

c) Estudos de viabilidade de rega. — A componente agrícola do Projecto contempla a realização de dois estudos de viabilidade de rega, respectivamente:

Estudo de viabilidade de rega do vale de Chaves e seus vales secundários e prospecção de águas subterrâneas em algumas zonas dc Trás-os-Montes;

Estudo de viabilidade de rega de olivais dc Freixo de Espada à Cinta.

Após a realização de dois concursos internacionais, os estudos foram adjudicados a dois consórcios de empresas e iniciaram-se no 2." semestre do ano transacto, estando a decorrer em bom ritmo.

3 — Investigação agrícola aplicada

Foi celebrado entre a Comissão de Coordenação da Região do Norte (CCRN) e o Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD) um protocolo com vista à realização de um programa de investigação agrícola aplicada no âmbito do PDRITM.

Ao abrigo desse protocolo foram assinados entre os dois organismos contratos específicos para a realização dos seguintes projectos de investigação:

1 — Estudo da adaptação de algumas cultivares

de trigo, centeio e triticale e a obtenção de novas variedades melhoradas;

2 — Melhoramento de castas da região do

Douro—Estudo sobre a sua fertilidade e produtividade;

3 — Produção e utilização de forragens em

prados temporários de regadio e lameiros;

4 — Produção de forragens e pastagens nas

áreas dc sequeiro mediterrânico de Trás-os--Montes;

5 — Ncmátodos da batateira — Macrozonagem

do nemátodo dourado da batateira e estudo de técnicas de controle:

6 — Investigação cm fertilização de triticale, cen-

teio e trigo;

7 — Definição de um modelo agrícola para im-

plementar a produção de leite nas terras altas de Trás-os-Montes;

8 — Melhoramento da produção ovina;

9 — Desenvolvimento de recomendações para ru-

minantes;